Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2362
Título: A Produção do Algodão Agroecológico no Projeto de Assentamento Queimadas, Remígio/PB
Autor(es): Almeida, José Nilson
Palavras-chave: Agroecologia
Assentamento Queimadas
Agricultura Familiar
Algodão Orgânico
Data do documento: 19-Nov-2013
Resumo: O objetivo do presente estudo e analisar os desafios e perspectivas no sistema de “Produção do Algodão Agroecológico no Assentamento Queimadas, município de Remígio-PB”, O Assentamento Queimadas possui área de 1.810 hectares divididos em 100 lotes de 10 hectares distribuídas para cada família; reserva florestal com 400 hectares e área coletiva com 410 hectares. A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com levantamento bibliográfico sobre a experiência de produção do algodão em nível comercial, no final do século XVIII no Nordeste Brasileiro. Pesquisamos também nos arquivos da ONG Arribaçã, as etapas da produção do algodão orgânico; A criação do Projeto Escola Participativa do Algodão, pelo Assentamento Queimadas. Analisamos como o projeto trabalhou a formação dos agricultores com: visitas de intercâmbio; seminários regionais; “dias de campo”; transição agroecológica e a formação da Rede Paraíba de Algodão Agroecológico, contribuindo na validação de forma participativa das práticas agroecológicas, garantido a sustentabilidade local e a geração de rendadas famílias. Destacamos como o Assentamento Queimadas certificou o primeiro algodão orgânico do Estado da Paraíba.
Descrição: Almeida, J. N. A Produção do Algodão Agroecológico no Projeto de Assentamento Queimadas, Remígio/PB. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2362
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Nilson Almeida.pdfJosé Nilson Almeida2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.