Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2363
Título: Jogos e brincadeiras infantis, espaços de rupturas, continuidades e fronteiras: comunidade remanescente de quilombolas do Matias
Autor(es): Maciel, Eraldo Eronides
Palavras-chave: Brincadeira
Jogos Infantis
Criança
Quilombola
Data do documento: 19-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho diz respeito às atividades lúdicas (jogos e brincadeiras infantis) na comunidade remanescente de quilombolas do Matias, que fica localizada na zona rural de Serra Redonda-PB, objetivando confrontar as atividades praticadas pelos antigos moradores e as praticadas pelas crianças de hoje. Estas atividades podem dizer muito sobre a sua época, pois as crianças recriam em seu universo lúdico infantil aquilo que enxergam no mundo adulto, fazendo uma associação entre ação e ficção, como atesta Brougere (1997). Essas atividades em sua grande maioria são repassadas pela oralidade, tornando a história oral uma das metodologias mais importantes neste estudo, ainda é de suma importância destacar o caráter de memória contido nas brincadeiras e jogos, pois se estes são perpassados através da oralidade e são uma associação entre ação e ficção, eles também podem dar testemunhos de uma época, sendo um verdadeiro monumento e fazendo parte do que Le Goff (1994) chama de “memória étnica”. Assim, buscamos confrontar e analisar os jogos e brincadeiras, atentando para as diversas teorias e possibilidades que estes trazem a tona.
Descrição: Maciel, E. E. Jogos e brincadeiras infantis, espaços de rupturas, continuidades e fronteiras: comunidade remanescente de quilombolas do Matias. 2010. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2363
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eraldo Eronides Maciel.pdfEraldo Eronides Maciel555.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.