Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBento, Francinete Pereira Leite-
dc.date.accessioned2021-06-09T15:34:31Z-
dc.date.available2021-06-09T15:34:31Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.other21. ed. CDD 513.26-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23676-
dc.descriptionBENTO, F. P. L. A utilização de materiais concretos no processo de ensino aprendizagem de frações no período de atividades remotas. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Matemática é considerada como uma disciplina complicada e difícil de entender, apesar de sua grande importância, tanto no currículo escolar como no cotidiano. A utilização de materiais concretos apresenta-se como contribuição significativa nesse campo. Assim, este estudo objetivou, de modo geral, analisar a utilização do material concreto como proposta no processo de ensino aprendizagem de frações. De modo específico, observar as contribuições do uso de material concreto para o ensino aprendizagem dos conceitos matemáticos, além de identificar o estímulo dos discentes ao manipularem o material concreto como recurso didático no ensino de frações. Também tornou-se necessário conhecer o conceito dos professores em relação o uso desses materiais no ensino de matemática e a utilização dessa metodologia em suas aulas. É um estudo apoiado na abordagem quanti-qualitativo de caráter exploratório e nos pressupostos de pesquisa ação. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola estadual do município de Igaracy-PB. Os sujeitos investigados foram professores de matemática e alunos do 7° ano dos anos finais do ensino fundamental. O questionário online aplicado através do Google Forms foi instrumento de coleta de dados para professores e também para os alunos. Para estes, foram aplicados o pré-teste e pós-teste. Os dados apresentam dificuldades que os alunos têm em relacionar diferentes situações matemáticas. No entanto, os resultados indicam os benefícios obtidos ao utilizar materiais concretos no processo educacional e comprovam o crescimento dos estudantes na aprendizagem do conteúdo de frações, por meio de disco de frações, régua de frações e pião das operações.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Me. Kilmara Rodrigues dos Santos (Orientador)pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectMaterial concretopt_BR
dc.titleA utilização de materiais concretos no processo de ensino aprendizagem de frações no período de atividades remotaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francinete Pereira Leite Bento.pdfFrancinete Pereira Leite Bento1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito71.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.