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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23684
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Xavier, Igor Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T15:59:00Z | - |
dc.date.available | 2021-06-09T15:59:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-25 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 005.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23684 | - |
dc.description | XAVIER, I. L. Um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considera-se importante que exercícios como quizzes possibilitem ao aluno progredir na aprendizagem conforme respondam a diferentes problemas. Organizá-las de forma hierárquica, tornaria a aprendizagem mais efetiva. Além disso, a busca por material educacional e organização desse conteúdo não são tarefas simples por parte do professor. Pensando nisso, esse trabalho apresenta o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o ProGame, que organiza questões de forma hierárquica, considerando a teoria da taxonomia de Bloom, no seu domínio cognitivo. O ambiente foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar o professor na organização do conteúdo, reutilização de questões já cadastradas e diagnóstico dos alunos. Por meio de um estudo bibliográfico foi possível adequar a utilização da taxonomia na elaboração de questões, considerando os verbos de cada nível sugeridos pela referida taxonomia Revisada de Bloom. Posteriormente o ProGame foi desenvolvido tendo como principal teoria de aprendizagem a taxonomia de Bloom. Para avaliar a referida ferramenta, considerou-se a sua utilização por alunos e professor de um curso de Computação. Foram cadastradas questões para que fossem reaproveitadas pelos professores e também novas turmas e questões foram adicionadas pelos participantes. A partir dessa utilização foi possível observar que o ProGame auxiliou na correta classificação das questões de programação, considerando a taxonomia de Bloom e também a classificação e desempenho dos alunos na resolução dos quizzes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Pablo Roberto Fernandes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Taxonomia de Bloom | pt_BR |
dc.subject | Programação | pt_BR |
dc.title | Um ambiente virtual de aprendizagem sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
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