Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2370
Título: Tecendo identidades na cartografia dos mangás e animes: práticas e representações da cultura juvenil em Campina Grande (1990-2008)
Autor(es): Farias, Ítalo Jáiro Pontes
Palavras-chave: Mangás
Mídia
Cultura japonesa
Data do documento: 19-Nov-2013
Resumo: Este trabalho tem como objetivo tentar elucidar a relação entre os jovens de Campina Grande – PB com os Animes (Desenhos animados japoneses) e com os Mangás (História em Quadrinho japonês) como forma de construção de identidades a partir dos discursos que estes dispositivos midiáticos enquanto representações mostram, ou seja, perceber de que forma estas mídias enquanto expressões da cultura japonesa no Brasil são representadas nas práticas culturais juvenis campinenses e como se tornam formadores de suas identidades. Partindo do princípio de que as identidades são produzidas e móveis, portanto, não estáticas (HALL, 2006). Produzidas a partir da construção de representações, que se configuram como a construção a partir do real (PESAVENTO, 2005) fazendo que, estes jovens se apropriem destas mídias e as ressignifi quem ao seu cotidiano (CERTEAU, 2006). No cotidiano destes jovens fica perceptível a inserção de práticas ao cotidiano, como também podemos perceber a interação com a sua visão de mundo. Torna-se necessário analisarmos se há uma cultura juvenil (GUIMARÃES & MACEDO, s/a) ou se apenas se configura como uma recusa aos ideais que os adultos comungam. São usadas referências bibliográficas correlacionando com as falas dos jovens campinenses através do uso de entrevistas com jovens de ambos os sexos, com idade entre 19 a 24 anos, para que possamos perceber como estes jovens se relacionam e se identificam com estes dispositivos midiáticos. Onde podemos constatar a identificação destes jovens a partir das suas interações tanto com os dispositivos midiáticos (mangás e animes) quanto com os jovens que também p ossuem este sentimento de pertencimento a esta cultura dos mangás e dos animes.
Descrição: Farias, I. J. P. Tecendo identidades na cartografia dos mangás e animes: práticas e representações da cultura juvenil em Campina Grande (1990-2008). 2010. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2370
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ítalo Jáiro Pontes Farias.pdfÍtalo Jáiro Pontes Farias885.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.