Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23718
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, José Marcelo Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T20:48:13Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T20:48:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23718 | - |
dc.description | MONTEIRO, J. M. S. A metodologia de resolução de problemas e sua implementação nas aulas de Matemática: desafios e possibilidades. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Compreendendo a relevância de conhecer sobre a Metodologia de Resolução de Problemas – (MRP) e sua implementação, principalmente em relação a seus desafios e possibilidades, a presente pesquisa irá tratar das particularidades acerca dessa perspectiva no campo da Educação Matemática para o processo de ensino e aprendizagem em aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Assim, tem como principais objetivos, compreender e apresentar particularidades acerca da MRP e investigar possíveis fatores que dificultam sua implementação nas aulas, especificamente, de acordo com as respostas apresentadas a um questionário proposto para um grupo de cinco professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental na cidade de Sertânia-PE. A metodologia adotada para a realização da pesquisa é o modelo de pesquisa qualitativa, pois, além de ser a mais utilizada atualmente no âmbito da Educação Matemática, acreditamos ser a mais viável para atingirmos os objetivos pretendidos com a realização deste estudo. Assim, além das análises realizadas, apresentamos uma proposta metodológica que visa apoiar e orientar os professores que desejam utilizar a MRP em suas aulas. Dentre alguns resultados analisados, compreendemos que um dos fatores que dificulta a implementação dessa metodologia nas aulas de Matemática deve-se às poucas vivências e experiências em relação à metodologia por parte de alguns professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profª. Ma. Gilmara Gomes Meira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | A metodologia de resolução de problemas e sua implementação nas aulas de Matemática: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Marcelo Silva Monteiro.pdf | PDF - José Marcelo Silva Monteiro | 402.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 68.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.