Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Lesley Carla Leite de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T20:58:17Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T20:58:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23720 | - |
dc.description | FREITAS, L. C. L. Introduzindo limites e derivadas no Ensino Médio: uma experiência possível. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Cálculo é um conhecimento muito antigo, que foi se desenvolvendo ao longo dos anos, tornando-se moderno e necessário para o desenvolvimento da vida humana. Essa parte especifica da Matemática está presente em inúmeros cursos superiores da área de ciências exatas, como as engenharias, licenciaturas e bacharelados em Matemática, Física, Química, Ciências Contábeis etc. Apesar de ser uma disciplina comum a todos esses cursos, muitos alunos apresentam grandes dificuldades ao se depararem com tais conteúdos, o que muitas vezes, acarreta em evasão nos cursos. Nessa perspectiva, Biembengut e Hein (2009), Rezende (2003) e Ávila (1991) discutem que tais conteúdos deveriam ser introduzidos ainda no Ensino Médio, pois possibilitaria o contato inicial com o Cálculo antes de chegarem ao Ensino Superior, podendo evitar problemas dessa natureza. Frente à isso, o presente estudo visa apresentar uma experiência desenvolvida numa turma do Ensino Médio, a qual mostra a viabilidade desse trabalho de forma consideravelmente simples. A pesquisa foi realizada através de um minicurso ministrado na Escola Estadual Cidadã Integral Professor José Gonçalves de Queiroz, situada na cidade de Sumé - PB, com 19 alunos que cursam o 3º Ano do Ensino Médio. Na oportunidade, as aulas envolveram os conceitos de Limite e Derivada e suas aplicações. Ao término, foi proposto um questionário e uma conversa com os participantes para que eles expusessem suas opiniões acerca do tema. Portanto, os resultados apontaram para a possibilidade do trabalho com o “pré-cálculo” ainda no Ensino Médio, mostrando que há condições suficientes para esse processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profª. Ma. Gilmara Gomes Meira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Cálculo diferencial | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Introduzindo limites e derivadas no Ensino Médio: uma experiência possível | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lesley Carla Leite de Freitas.pdf | PDF - Lesley Carla Leite de Freitas | 405.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 121.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.