Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Lesley Carla Leite de-
dc.date.accessioned2021-06-10T20:58:17Z-
dc.date.available2021-06-10T20:58:17Z-
dc.date.issued2021-06-09-
dc.identifier.otherCDD 510.07-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23720-
dc.descriptionFREITAS, L. C. L. Introduzindo limites e derivadas no Ensino Médio: uma experiência possível. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Cálculo é um conhecimento muito antigo, que foi se desenvolvendo ao longo dos anos, tornando-se moderno e necessário para o desenvolvimento da vida humana. Essa parte especifica da Matemática está presente em inúmeros cursos superiores da área de ciências exatas, como as engenharias, licenciaturas e bacharelados em Matemática, Física, Química, Ciências Contábeis etc. Apesar de ser uma disciplina comum a todos esses cursos, muitos alunos apresentam grandes dificuldades ao se depararem com tais conteúdos, o que muitas vezes, acarreta em evasão nos cursos. Nessa perspectiva, Biembengut e Hein (2009), Rezende (2003) e Ávila (1991) discutem que tais conteúdos deveriam ser introduzidos ainda no Ensino Médio, pois possibilitaria o contato inicial com o Cálculo antes de chegarem ao Ensino Superior, podendo evitar problemas dessa natureza. Frente à isso, o presente estudo visa apresentar uma experiência desenvolvida numa turma do Ensino Médio, a qual mostra a viabilidade desse trabalho de forma consideravelmente simples. A pesquisa foi realizada através de um minicurso ministrado na Escola Estadual Cidadã Integral Professor José Gonçalves de Queiroz, situada na cidade de Sumé - PB, com 19 alunos que cursam o 3º Ano do Ensino Médio. Na oportunidade, as aulas envolveram os conceitos de Limite e Derivada e suas aplicações. Ao término, foi proposto um questionário e uma conversa com os participantes para que eles expusessem suas opiniões acerca do tema. Portanto, os resultados apontaram para a possibilidade do trabalho com o “pré-cálculo” ainda no Ensino Médio, mostrando que há condições suficientes para esse processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfª. Ma. Gilmara Gomes Meirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleIntroduzindo limites e derivadas no Ensino Médio: uma experiência possívelpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lesley Carla Leite de Freitas.pdfPDF - Lesley Carla Leite de Freitas405.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito121.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.