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dc.contributor.authorRodrigues, Raphaela Barbosa de Farias-
dc.date.accessioned2021-06-12T00:38:19Z-
dc.date.available2021-06-12T00:38:19Z-
dc.date.issued2021-05-29-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23782-
dc.descriptionRODRIGUES, R. B. de F. Condições do trabalho docente no contexto das Escolas Cidadãs Integrais da rede estadual de ensino da Paraíba. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA institucionalização das escolas Cidadãs-Integrais tem sido um dos principais projetos da gestão dos últimos anos no estado da Paraíba. Sua implementação iniciou em 2016 e atualmente encontra-se em todas as Gerências Regionais de Ensino – GRE’s, envolvendo boa parte dos doentes da rede estadual de ensino. A partir da experiência in loco da pesquisadora durante o período de dois anos como estagiária em uma escola Cidadã-Integral foi observada a inserção de Organizações Sociais – O.S. e uma profunda mudança na gestão, no currículo e, possivelmente nas condições de trabalho dos docentes. A inserção destas O.S. está associada à lógica da Globalização e do neoliberalismo que estão inseridos em toda sociedade, trazendo níveis de padronização em escala mundial e em diversos aspectos da vida humana. Um destes aspectos é o trabalho, compreendido como indissociável ao ser humano. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a condição de trabalho dos professores(as) das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) da rede estadual da Paraíba. Compreendendo a importância da escola para a formação e transformação da sociedade e reconhecendo que o professor possui característica central nesse contexto, necessitamos estar atentos às políticas que os envolvem, pois isto irá dizer os rumos da nossa sociedade. Esse estudo, aproxima-se metodologicamente das pesquisas descritiva, exploratória e revisão documental. Nos debruçamos, sobre a abordagem qualitativa e dos recursos investigativos do questionário como instrumento de coleta de dados, isto, com o intuito de dar voz aos docentes. Para análise dos resultados ancoramo-nos no aporte teórico que versa sobre conceitos como neoliberalismo, globalização, trabalho, bem como proletarização e alienação docente. Confere-se ao longo do estudo que as mudanças impostas aos docentes tendência à intensificação da alienação e proletarização dos profissionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Me. Jonas Marques da Penhapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscola Cidadã-Integralpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectProletarização docentept_BR
dc.subjectAlienação docentept_BR
dc.titleCondições do trabalho docente no contexto das Escolas Cidadãs Integrais da rede estadual de ensino da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

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