Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23822
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Danusa de Fátima Lourenço da | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T23:37:10Z | - |
dc.date.available | 2021-06-15T23:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23822 | - |
dc.description | SILVA, D. de F. L. da. A função da afetividade na educação infantil: a influência e as contribuições acerca da aprendizagem. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho traz luz a pensamentos e questionamentos, abordando a função da afetividade na educação infantil (EI) e quais são suas influências e contribuições no campo escolar acerca da aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa tem a intenção de investigar a influência da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, promover um espaço para essa discussão, que dá a impressão, até o momento, ter pouca ênfase nas diversas áreas de concentração da educação. O vigente estudo de campo, é de natureza qualitativa e do tipo descritiva, que tem como objetivos específicos, analisar as contribuições da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, observar as relações entre o professor e as crianças por meio do afeto, averiguar como as emoções contribuem na aprendizagem e examinar como a invisibilidade social afeta a vida pessoal e profissional do individuo, com embasamento teórico de Barros (2007), Cunha (2012), Ferreira (2006), Piaget (1971), Piaget (1971), Pimenta (2011), Wallon (1999), como também da importante contribuição de outros estudiosos. Verifica-se que a afetividade, na prática pedagógica, vem como um instrumento que ajuda o docente a conduzir da melhor maneira seus comportamentos e condutas para que em hipótese alguma atinja a criança de modo negativo, prejudicando, assim, seu processo de aprendizagem. Sabemos que o valor do vínculo afetivo é de suma importância para o desempenho da criança dentro e fora da sala de aula, pois é no âmbito escolar que a criança encontra afeto, amor e carinho. Muitas vezes, negados até pelas famílias. Então, o professor deve ter esse olhar atento para as peculiaridades de cada discente, visto que, é interessante identificar meios que podem favorecer de maneira positiva e/ou negativa na desenvoltura da criança. Os resultados revelam a necessidade que a afetividade tem de ser um constituinte das práticas em sala de aula e da relação entre o educador e o educando, com importante relevância para inserção da criança ao meio escolar e por conseguinte ao social em todos os seus contextos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Arilane Florentino Félix Azevêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Relação professor/aluno | pt_BR |
dc.subject | Valores | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A função da afetividade na educação infantil: a influência e as contribuições acerca da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Danusa de Fátima Lourenço da Silva | PDF - Danusa de Fátima Lourenço da Silva | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 118.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.