Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23859
Título: | A construção do processo de ensino e aprendizagem em Geografia no contexto do ensino remoto: Uma experiência vivenciada no âmbito do estágio supervisionado |
Autor(es): | Matias, Jarbas Vilar |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Estagio supervisionado Prática pedagógica |
Data do documento: | 13-Mai-2021 |
Resumo: | A formação docente é um processo que envolve muitas etapas, de modo que cada uma delas são importantes no desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos essenciais a construção da forma de atuar do professor em meio aos diversos e, em muitos casos, adversos, cenários da educação escolar. É com essa visão que compreendemos os estágios supervisionados como momentos da formação docente que vão muito além de uma simples formalidade exigida pelos cursos de licenciatura, já que é nos estágios que criam-se oportunidades singulares de vivenciar, ainda na graduação, à docência sob seus aspectos positivos e negativos. Este trabalho resulta de experiências construídas através da realização de dois estágios supervisionados, de observação e regência, cursados ao longo dos semestres 2020.1 e 2020.2 no Curso de Licenciatura Plena em Geografia, modalidade a distância, da Universidade Estadual da Paraíba. Dessa forma, temos como objetivo geral compreender a construção do processo de ensino e aprendizagem em Geografia no contexto do ensino remoto, partindo, para isto, das experiências vivenciadas no decorrer dos estágios supervisionados. O estágio de observação, que teve como foco a Geografia escolar no ensino fundamental II, ocorreu na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ministro Alcides Carneiro, situada na cidade de Livramento-PB e pertencente a rede municipal de ensino. Já o estágio de regência, desenvolvido na Geografia escolar do ensino médio, teve como lócus o Colégio Menino Jesus, localizado na cidade de Teixeira-PB e que faz parte da rede privada de ensino. Com base no que foi vivenciado, é interessante destacar que o processo de ensino e aprendizagem em Geografia, alvo da observação e, posteriormente, em outro contexto, da regência, tem sentido os efeitos do ensino remoto que repercute na aprendizagem, criando desnivelamentos entre alunos e entre escolas que possuem realidades diferentes; e no trabalho docente, que tem sofrido, entre outras coisas, com a sobrecarga de atividades. |
Descrição: | MATIAS, Jarbas Vilar. A construção do processo de ensino e aprendizagem em Geografia no contexto do ensino remoto: Uma experiência vivenciada no âmbito do estágio supervisionado. 27f. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23859 |
ISSN: | CDD 371.225 |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Jarbas Vilar Matias.pdf | PDF - Jarbas Vilar Matias | 515.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.