Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23860
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Fernanda Thaynelly Aciole de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-17T09:54:55Z | - |
dc.date.available | 2021-06-17T09:54:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23860 | - |
dc.description | CARVALHO, F. A. de. Rompendo barreiras no ensino dos solos: uma abordagem na Geografia. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | No cotidiano da sala de aula em Geografia estereótipos ligados à disciplina tornam-se presente, sobretudo o de ser uma disciplina enfadonha, sem relação com a realidade do aluno. Ao buscar trabalhar o Ensino dos Solos em aulas de Geografia, em um primeiro momento surgem questionamentos ao professor acerca de qual metodologia seguir para se obter êxito na aprendizagem do aluno, questionamentos que perpassam sua formação e materializa-se ao se deparar com a realidade do seu ambiente de trabalho e recursos aos quais lhe são disponibilizados, a exemplo do Livro Didático e como ele vem a abordar o entendimento de Solos relacionando-o à Geografia. Dado esses pontos ocorrentes no caminhar do professor de Geografia a moldar-se enquanto profissional, leva-o a estabelecer um olhar diferente, à questão aqui abordada, em suas aulas, bem como buscar meios alternativos para driblar esses pontos levantados. Como pode o professor levar o entendimento de Solos aos seus alunos, demonstrando-os sua relação com a Geografia? Para que esta pesquisa obtivesse êxito, ocorreu em três momentos: Os dois primeiros em salas de aula de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II, no município de Esperança-PB, da sua abordagem teórica ao seu entendimento prático com a utilização de experimentos, e num terceiro momento, realizou-se a aplicação de questionário a professores de Geografia, objetivando-se sondar seu entendimento e aplicabilidade da temática aqui abordada em suas respectivas salas de aula em Geografia. Os alunos das turmas mencionadas demonstraram certo conhecimento prévio ao abordar o Ensino de Solos aplicado aos Continentes Africano e Europeu, sendo aprofundado consideravelmente no decorrer das aulas direcionadas a aplicação da Experimentoteca de Macanhão e Lima (2015), bem como os professores participantes demonstraram que vêm, de forma gradativa, buscando abordar em suas aulas a relação entre Ensino dos Solos e Geografia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Solos | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.title | Rompendo barreiras no ensino dos solos: uma abordagem na geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Thaynelly.pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Termo_de_Deposito_TCC_Fernanda.pdf | 341.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.