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dc.contributor.authorSantos, Crisóstomo Antônio dos-
dc.date.accessioned2021-06-17T10:33:18Z-
dc.date.available2021-06-17T10:33:18Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.otherCDD 370.15-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23866-
dc.descriptionSANTOS, C. A. dos. A formação de professores do atendimento Educacional Especializado: Desafios enfrentados nas escolas urbanas de Alagoa Nova - PB. 2021. 22f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva inclusiva). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo, intitulado “A formação de professores do Atendimento Educacional Especializado: Desafios enfrentados nas escolas urbanas de Alagoa Nova - PB” tem como objetivo principal analisar a formação dos docentes que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF), com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Escolas Municipais urbanas de Alagoa Nova-PB. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa visto que é abordagem que melhor atende à natureza da questão aqui levantada. O instrumento metodológico foi um questionário aberto composto de cinco perguntas tendo como sujeitos participantes do presente estudo os professores que atendem nas salas de recursos multifuncionais. Os resultados indicam que esses docentes não se sentem preparados para atenderem ao público alvo do Atendimento Educacional Especializado apenas com a formação inicial da graduação. Portanto faz-se necessário ir em busca de formação continuada para assim realizar um trabalho de qualidade. Apesar das pesquisas já existentes acerca do assunto abordado nesta investigação observou-se ser pertinente pesquisar sobre a formação desses profissionais que atuam com pessoas com deficiências bem como perceber quais os desafios enfrentados em seu dia a dia. Nesse sentido, se faz necessário destacar o quanto esses professores exercem um papel de primordial importância no desenvolvimento desse sujeito com deficiência que recebe suporte no desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Em virtude da falta de (re)conhecimento de docentes das salas comuns, os professores que atuam no AEE passam por um processo de exclusão e desvalorização de seu trabalho, no entanto, é bastante perceptivo que o resultado esperado no final do processo de ensino e aprendizagem dependerá da parceria feita entre esses profissionais da sala comum com os da sala do AEE, bem como a ajuda da família e da equipe da saúde. Para abordarmos a problemática aqui delimitada, utilizamos a pesquisa qualitativa, que se configurou através de um estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados questionários abertos. Cinco professores constituíram os sujeitos da pesquisa. Para realização deste estudo buscamos suporte teórico nos autores: Rozek, (2010), Brasil (2008), Fernandez (1998), Carneiro (2009), Brasil (2010), dentre outros. A partir dos dados coletados, observamos que mesmo as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) estando em funcionamento com professores qualificados, há muito a se fazer em relação formação continuada e valorização destes profissionais para que o AEE cumpra completamente seus objetivos. Palavras-chave: Inclusão. Formação de professores. AEEpt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ruth B. Araújo Ribeiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado-AEEpt_BR
dc.titleA formação de professores do atendimento Educacional Especializado: Desafios enfrentados nas escolas urbanas de Alagoa Nova - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEPEI - Monografia

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