Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2400
Título: Trajetória e Cotidiano dos Franciscanos na História do Brasil: em seus capítulos na capitania da Paraíba e rainha da Borborema
Autor(es): Carneiro, Júlio César Alves
Palavras-chave: Catequese
Franciscanismo
Ordens Religiosas
Missões
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: A intensa participação das ordens monásticas na colonização européia no Novo Mundo se traduziu em muitos objetivos alcançados. Estas organizações religiosas exerceram um importante papel na formação cultural do povo brasileiro. Tivemos como objetivo principal neste trabalho refletir sobre a trajetória do franciscanismo no Brasil colonial e contemporâneo, considerando as principais etapas de sua atuação missionária durante os cinco séculos de sua presença no processo de formação da sociedade brasileira, paraibana e campinense. Os dois principais conceitos utilizados foram o de Identidade Cultural de Stuart Hall e o de Representações de Roger Chartier. Foram explorados nesta pesquisa os principais arquivos municipais da cidade de Campina Grande, a biblioteca e o museu, como também o arquivo do Convento de São Francisco, além dos arquivos virtuais existentes que tratam do franciscanismo no Brasil. Em dois capítulos acompanhamos os principais passos da caminhada dos religiosos franciscanos na história brasileira: no primeiro, abordamos como se desenvolveram as missões catequéticas das ordens religiosas especialmente a franciscana, no seu processo de consolidação no Brasil e na Paraíba, considerando suas principais contribuições para a formação de uma identidade cultural; no segundo capítulo exploramos a presença da ordem franciscana na história de Campina Grande, observando como foram construídas as bases de sua religiosidade. Analisamos também os mais difíceis momentos da Província de Santo Antônio entre crise e restauração através do auxílio da Província alemã da Saxônia e a fundação dos Colégios Seráficos de Bardel e Ipuarana.
Descrição: Carneiro, J. C. A. Trajetória e Cotidiano dos Franciscanos na História do Brasil: em seus capítulos na capitania da Paraíba e rainha da Borborema. 2011. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2400
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlio César Alves Carneiro.pdfJúlio César Alves Carneiro1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.