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dc.contributor.authorAndrade, Yara Maria dos Santos de-
dc.date.accessioned2021-07-15T13:54:36Z-
dc.date.available2021-07-15T13:54:36Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.otherCDD 020-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24054-
dc.descriptionANDRADE, Y. M. dos S. de. Interdisciplinaridade e formação do arquivista. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA Arquivologia é entendida como uma área interdisciplinar, tendo em vista a atuação sobre o seu objeto de estudo e trabalho: os arquivos. Estas interações devem ser entendidas de maneira complexa e dinâmica e que, em muitos casos, não ultrapassa a multidisciplinaridade. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo principal analisar as perspectivas multi e interdisciplinares desenvolvidas na formação dos profissionais, identificando o nível de interação das diferentes áreas que formam o corpo docente do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), assim como as práticas didáticas destes docentes. É importante destacar que a pesquisa faz uma imersão, de maneira individualizada no referido curso, buscando analisar, se os professores têm a compreensão da multi e interdisciplinaridade e como a aplicam nos diversos componentes curriculares. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa quanti-qualitativa, pois os dados estão sendo levantados a partir de questionários que foram aplicados ao corpo docente do curso de Arquivologia da UEPB. As respostas foram analisadas com base em vieses subjetivos e objetivos quantificáveis. Destarte, torna-se uma pesquisa de campo. Como fundamentação teórica está fundamentado em autores como Pombo (1994), Bicalho (2009), Marques (2013), Marques e Tognoli (2016), Bourdieu (2003). Estes autores nos permitem construir um panorama teórico, não só sobre a Arquivologia como também sobre o que significa a multi, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Como resultado identificamos que os docentes têm noção da multi e interdisciplinaridade do curso e das suas disciplinas, porém a aplicação efetiva nos componentes curriculares ainda não está no nível desejado para que o futuro arquivista tenha a noção das relações entre as diferentes áreas da sua formação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Josemar Henrique de Melopt_BR
dc.subjectArquivologiapt_BR
dc.subjectFormação acadêmica do arquivistapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade da arquivologiapt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade e formação do arquivistapt_BR
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