Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24054
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Yara Maria dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-15T13:54:36Z | - |
dc.date.available | 2021-07-15T13:54:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 020 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24054 | - |
dc.description | ANDRADE, Y. M. dos S. de. Interdisciplinaridade e formação do arquivista. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Arquivologia é entendida como uma área interdisciplinar, tendo em vista a atuação sobre o seu objeto de estudo e trabalho: os arquivos. Estas interações devem ser entendidas de maneira complexa e dinâmica e que, em muitos casos, não ultrapassa a multidisciplinaridade. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo principal analisar as perspectivas multi e interdisciplinares desenvolvidas na formação dos profissionais, identificando o nível de interação das diferentes áreas que formam o corpo docente do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), assim como as práticas didáticas destes docentes. É importante destacar que a pesquisa faz uma imersão, de maneira individualizada no referido curso, buscando analisar, se os professores têm a compreensão da multi e interdisciplinaridade e como a aplicam nos diversos componentes curriculares. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa quanti-qualitativa, pois os dados estão sendo levantados a partir de questionários que foram aplicados ao corpo docente do curso de Arquivologia da UEPB. As respostas foram analisadas com base em vieses subjetivos e objetivos quantificáveis. Destarte, torna-se uma pesquisa de campo. Como fundamentação teórica está fundamentado em autores como Pombo (1994), Bicalho (2009), Marques (2013), Marques e Tognoli (2016), Bourdieu (2003). Estes autores nos permitem construir um panorama teórico, não só sobre a Arquivologia como também sobre o que significa a multi, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Como resultado identificamos que os docentes têm noção da multi e interdisciplinaridade do curso e das suas disciplinas, porém a aplicação efetiva nos componentes curriculares ainda não está no nível desejado para que o futuro arquivista tenha a noção das relações entre as diferentes áreas da sua formação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo | pt_BR |
dc.subject | Arquivologia | pt_BR |
dc.subject | Formação acadêmica do arquivista | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade da arquivologia | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade e formação do arquivista | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 53 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Yara Maria dos Santos de Andrade.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.