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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24056
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Vitória Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-15T14:38:32Z | - |
dc.date.available | 2021-07-15T14:38:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 027.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24056 | - |
dc.description | CARVALHO, V. G. de. Educação patrimonial em arquivos: uma experiência no Instituto de Educação da Paraíba - IEP. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os arquivos também são espaços de conhecimento e aprendizado. Diante da afirmativa, o presente trabalho faz uma discussão sobre arquivos escolares e educação patrimonial, trazendo essas discussões também para as salas de aula do Instituto de Educação da Paraíba. Tem como objetivo geral elaborar uma cartilha informativa sobre patrimônio e arquivo. E especificamente, propõe-se a: 1) problematizar o conceito de acervo e patrimônio escolar junto ao IEP; 2) investigar a concepção das pessoas que compõem o IEP sobre documento, acervo e patrimônio documental; 3) incentivar a relação dos alunos e professores com o acervo documental e patrimonial da escola; 4) propor uma interação dos alunos e docentes com a história da instituição. Para alcançar nossos objetivos adotamos uma pesquisa ação, onde foram realizadas visitas, tanto para conhecer o funcionamento da instituição, quanto para conhecer seu fundo documental. Para obtenção de dados aplicamos questionários aos professores da instituição. Foram realizadas também oficinas na instituição com professores e alunos do 1º ano do ensino médio. Diante de toda a trajetória, nossos resultados apontam que dos respondentes, apenas um já tinha visitado o arquivo institucional; e, que a instituição trabalha a temática “Educação patrimonial” de maneira insuficiente. Chegamos à conclusão que a educação patrimonial trata-se de uma metodologia interdisciplinar, e portanto, pode ser aplicada nos mais diversos espaços de aprendizado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Ramsés Nunes e Silva | pt_BR |
dc.subject | Arquivos escolares | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Instituto de Educação da Paraíba - IEP | pt_BR |
dc.title | Educação patrimonial em arquivos: uma experiência no Instituto de Educação da Paraíba - IEP | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 53 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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