Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/241
Título: | Atuação do acadêmico de educação física no EMI - estágio multidisciplinar interiorizado em Queimadas-PB |
Autor(es): | Almeida, Pedro César Pereira de |
Palavras-chave: | Educação física Ensino Prática de ensino Estágio multidisciplinar interiorizado - EMI |
Data do documento: | 20-Set-2012 |
Resumo: | O Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI) é uma atividade curricular obrigatória aos acadêmico-estagiários do último ano dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. Foi implantado em 1994, através da Resolução UEPB/CONSEPE/07/94, envolvendo a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. O curso de Educação Física por também ser da área de saúde sentiu a necessidade de participar e assim os acadêmicos do último período tiveram a oportunidade de escolher se iriam participar ou não, pois devido ser o primeiro ano que o curso participa, ficou facultativa a escolha para os acadêmicos. Assim após duas turmas terem realizado um trabalho de forma coletiva com outros acadêmicos da área de saúde, este trabalho foi oriundo da terceira turma, realizado entre os dias de 20 de setembro a 22 de outubro do ano de 2010, no município de Queimadas/PB, resultando em uma carga horária de 160 horas, sendo oito horas diárias. O estágio foi desenvolvido juntamente com uma equipe composta por sete acadêmicos da área da saúde, dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. A equipe trabalhou de forma multidisciplinar nas áreas de atuação de cada curso bem como no âmbito da promoção da educação e da saúde de forma multidisciplinar. O município de Queimadas mostrou-se bastante organizado nas ações de prevenção e educação em saúde com uma atenção básica atuante, apresentando uma considerável infra-estrutura. O município realiza constantemente ações de prevenção, principalmente de câncer. Os profissionais desempenham suas atividades com qualidade e de forma organizada. Durante o EMI foram desenvolvidos atendimentos ambulatoriais, visitas domiciliares, atividades educacionais nas escolas e grupo de jovens. Tivemos, ainda, capacitação em Saúde do Trabalhador, avaliações físicas na Secretaria de Saúde e no CAPs, participação em campanhas de prevenção de câncer de útero, boca e mama, participação em atividades no CAPS - Centro de Atenção Psico-Social, ginástica laboral, orientações de postura a funcionários da prefeitura municipal, palestras de prevenção de câncer bucal, palestra sobre o uso de drogas, análises laboratoriais, entrega de medicamentos, palestra sobre atividade física e alimentação saudável para grupo de idosos, atividades com crianças em comemoração ao dia das crianças em creches e escolas. O Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI) tem como principal objetivo, trazer a real situação da atenção básica de modo que o aluno adquira experiência de trabalho com o usuário do Sistema Único de Saúde usando o conhecimento adquirido na Universidade. Diante deste contexto, o presente trabalho acadêmico no formato de relatório tem como objetivo apresentar e discutir de forma descritiva e argumentativa as ações e atividades realizadas durante a participação enquanto acadêmico junto ao EMI no período referido anteriormente. |
Descrição: | ALMEIDA, P. C. P. de. Atuação do acadêmico de educação física no EMI - estágio multidisciplinar interiorizado em Queimadas/PB. 2010. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/241 |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Pedro César Pereira de Almeida.pdf | Pedro César Pereira de Almeida | 330.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.