Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Jaqueline Kelly Nobrega dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-20T12:37:14Z | - |
dc.date.available | 2021-07-20T12:37:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24103 | - |
dc.description | SANTOS, J. K. N. Os desafios pedagógicos do ensino de física: uma possível sugestão do uso de metodologias digitais. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo foi desenvolvido para auxiliar professores de física em sua prática de ensino em sala de aula, no que diz respeito aos laboratórios de ensino e ao uso de tecnologia educacional. Percebemos que o sistema de ensino público de nível básico/médio atual não favorece o processo de ensino aprendizagem em sala de aula, muitas vezes pela falta de equipamentos laboratoriais ou por não saber usar tecnologias de ensino adequadas. A metodologia usualmente utilizada, juntamente com a falta investimento em infraestrutura nas escolas públicas prejudicam enormemente o processo de ensino, ou seja, os discentes não demonstram interesse na aprendizagem das ciências da natureza e na física especificamente. Assim, na perspectiva de auxiliar o professor em sala de aula sugerimos o uso da metodologia ativa e da metodologia de ensino inovador. O uso dessa metodologia na prática de ensino em sala de aula demonstrou, por parte dos alunos, mais interesse, transformando-o em protagonista e impulsionador do saber. Objetivamos a promoção da tecnologia de ensino educacional em sala de aula, através do uso do PhET. Buscamos incentivar o professor a usar as metodologias ativas e inovadoras, como forma de suprir a falta de laboratórios na escola e fornece aos alunos novos meios de buscar o conhecimento. Iniciamos apresentando aos alunos o que é o PhET e como utiliza-lo, além de analisar a aplicabilidade prática desse instrumento em sala de aula. Então, o desenvolvimento desse artigo se deu na Escola Cidadã Integral Técnica Professor José Olímpio Maia, situado no município de Brejo do Cruz na Paraíba, com uma turma de dezoito alunos, integrantes da terceira série do ensino médio. O assunto estudado em nossa prática de ensino foi a experimentação online de eletricidade estática, através do aplicativo PhET. Mostramos aos alunos a possibilidade de utilizar o laboratório PhET em qualquer lugar já que está disponível pela internet. É possível acessá-lo até pelo celular. Mencionamos o uso de outros sites e que eles podem usufruir de todo esse aparato tecnológico para o ensino não só para a física. Tanto o professor quanto os alunos podem e devem usufruir dessa prática de ensino, desde que seja algo complementar. Assim, deixamos o alerta aos novos professores de que eles precisam modificar sua prática de ensino trabalhando como várias metodologias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Pedro Carlos de Assis Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Metodologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | PhET | pt_BR |
dc.title | Os desafios pedagógicos do ensino de física: uma possível sugestão do uso de metodologias digitais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jaqueline Kelly Nobrega dos Santos.pdf | Jaqueline Kelly Nobrega dos Santos | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 894.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.