Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24107
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Albuquerque, Bianca de Almeida Gonzaga | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T11:03:13Z | - |
dc.date.available | 2021-07-21T11:03:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 526 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24107 | - |
dc.description | ALBUQUERQUE, B. A. G. A cartografia e a sua importância nas aulas de geografia: uma experiência no 6º ano. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Mapas e cartografia desempenham um papel fundamental no aprendizado dos alunos na disciplina escolar de geografia. Os mapas são mais eficientes para permitir que os discentes entendam situações complexas, logo, os podem ser entendidos como ferramentas para ordenar informações pelo seu contexto espacial, bem como podem ser vistos como a interface perfeita para um leitor, permitindo que os alunos respondam perguntas relacionadas à localização, otimizando sua correlação espacial e possibilitando a solução de problemas. O objetivo geral deste trabalho é evidenciar a importância do estudo da cartografia na aula de geografia e apresentar um relato de vivência em estágio à docência. Mostra-se, neste estudo, a importância do conhecimento dos discentes do 6º ano sobre a cartografia. A metodologia deste trabalho é fundamentada em conceitos que atendem o eixo de pesquisa, sendo assim, o presente estudo terá abordagem qualitativa exploratória. A investigação se desenvolveu por meio do exame de livros da área, sites e artigos que fundamentaram a clareza da temática, tais como a obra de Neto e Barbosa (2010) e Guerreiro (2012). Os resultados desta exploração revelam que a cartografia não é apenas a segunda língua, mas também um núcleo metodológico no ensino de geografia, haja vista que seu ensino integra o conhecimento adquirido pelas diferentes ciências geográficas, tais como a geografia física e econômica, bem como a climatologia e o estudo de solos, geografia médica, estudos de paisagem, dentre outros, representando-os em um método geral preciso do conhecimento, em especial, para os discentes do 6º ano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Valéria Raquel Porto de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A cartografia e a sua importância nas aulas de geografia: uma experiência no 6º ano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bianca de Almeida Gonzaga Albuquerque.pdf | 507.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Termo de depósito.pdf | 975.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.