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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24122
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Cínthia Valleska Aranha de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T13:41:29Z | - |
dc.date.available | 2021-07-26T13:41:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 610.73 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24122 | - |
dc.description | OLIVEIRA, C. V. A. de. O uso de metodologias ativas na abordagem da saúde mental e da sexualidade com crianças e adolescentes. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O Programa Saúde na Escola é uma ação da Atenção Básica e apresenta como objetivo a prevenção, promoção e atenção à saúde. Neste cenário, surge a importância de observar o impacto das ações de educação em saúde no público infanto-juvenil, por meio de metodologias ativas e do uso de tecnologias leves e leve-duras na construção da relação profissional-estudante. Logo, o objetivo deste estudo é relatar a experiência de acadêmicas do curso de Bacharelado em Enfermagem na prática de ações educativas com uso de metodologias ativas, na abordagem temática da saúde mental e sexualidade para crianças e adolescentes, no cenário Programa Saúde na Escola. Métodos: Estudo descritivo, de origem qualitativa, do tipo relato de experiência, fundamentado a partir da vivência de acadêmicas de enfermagem na prática de ações de educação em saúde durante o estágio supervisionado na Rede de Atenção Primária a Saúde, em uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande (PB), no período de setembro a novembro de 2019, para alunos da instituição escolar com faixa etária de 10 a 15 anos de idade. Por ser um estudo qualitativo pautado em ações pontuais, utilizaram-se registros fotográficos e escritos das atividades realizadas como instrumentos de coleta de dados. As informações foram tratadas por meio do método de análise temática do conteúdo, seguindo o processo de leitura inicial, categorização do material, tratamento e interpretação dos resultados. Resultados: O estudo destacou o impacto que as ações geraram nos alunos, a criação de vínculo, a mudança de comportamento dos estudantes, a interação e participação destes e a busca de ações para melhoria nos cenários encontrados. Conclusões: o presente estudo é relevante, visto que apresenta o delineamento da educação em saúde, os fatores positivos e negativos encontradas nas ações, a importância do uso de metodologias ativas por meio das tecnologias do cuidado e educativas e propostas de mecanismos eficientes na promoção da saúde, a qual é foco e desafio do SUS. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jesana Sá Damasceno Moraes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | O uso de metodologias ativas na abordagem da saúde mental e da sexualidade com crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 12 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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