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dc.contributor.authorNeto Rodrigues, Luiz Guilherme Vieira-
dc.date.accessioned2021-07-26T19:38:48Z-
dc.date.available2021-07-26T19:38:48Z-
dc.date.issued2021-07-06-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24143-
dc.descriptionNETO RODRIGUES, L. G. V. Repensando a prática e a formação docente no contexto do ensino remoto de Geografia: desafios, possibilidades e limites. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho resulta das atividades realizadas no Componente Curricular Estágio Supervisionado I, ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, no período acadêmico 2020.1. O estágio foi desenvolvido em duas etapas concomitantes: o primeiro momento pautou-se em discussões de cunho teórico-metodológico referentes à prática de ensino em Geografia no contexto do estágio supervisionado; e, o segundo momento, em atividades desenvolvidas na escola campo de estágio. Desta forma, o objetivo central estabelecido consistiu-se em compreender os contextos da prática e da formação docente diante de um cenário permeado por desafios, possibilidades e limites, o ensino remoto. Para isto, tomou-se como referência as atividades reflexivas e formativas inerentes a realização do estágio e a experiência profissional construída em torno da atuação docente na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ministro Alcides Carneiro, em Livramento-PB. O Estágio Supervisionado I é um Componente destinado a observação, sendo este um momento importante que fornece o contato direto com a realidade escolar, bem como a possibilidade para a elaboração de projetos de intervenção. Pautando-se na observação do exercício docente executado, construiu-se uma ação e uma reflexão, cujo cerne encontra-se na necessidade de repensar a própria prática docente e o estágio enquanto espaço formativo docente. Em relação a metodologia, o trabalho parte da perspectiva dialética, que consubstanciou uma análise referendada no movimento das contradições que fazem da realidade a soma de uma totalidade que se particulariza a cada contexto. No limiar da abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. No que se refere aos resultados alcançados, pode-se dizer que, apesar das adversidades que entornam o processo de ensino-aprendizagem remoto em Geografia, a realização do estágio neste cenário é importante para a reflexão acerca dos novos contextos postos para a atuação do professor, o que permite o aprimoramento da prática e a sua ressignificação a partir de um olhar crítico e colaborativo sobre as ações desenvolvidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buritipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titleRepensando a prática e a formação docente no contexto do ensino remoto de Geografia: desafios, possibilidades e limitespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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