Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2416
Título: Campina Grande como um "museu a céu aberto": monumentos, memórias e representações em disputa
Autor(es): Bezerra, Aluska Karla Alves
Palavras-chave: Memória
Patrimônio cultural
Identidade
Cidadania
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: O aspecto que norteou o nosso interesse para desenvolvermos essa pesquisa, sustenta-se na preocupação com a preservação da memória histórica e, por extensão do patrimônio cultural. Sendo assim, as discussões em torno do processo de ressignificação do patrimônio histórico e cultural possibilitam investigar as representações que as pessoas que moram nos bairros centrais ou áreas próximas da cidade de Campina Grande têm de patrimônio cultural, assim como a forma como se identificam. Neste sentido, identificaremos os lugares que se constituíram em patrimônio edificado, que desapareceram ou modificaram-se, mas que fazem parte da memória cultural da cidade, uma vez que, com o crescimento da cidade no sentido vertical, o panorama urbano da cidade de Campina Grande transformou-se. Uma de nossas inquietações é perceber se as pessoas da comunidade identificam essas transformações e quais são as suas opiniões em relação às antigas construções que foram demolidas. Indagaremos como esse sentimento de perda da “essência” histórica de um lugar é percebido através das modificações das construções antigas, pelos antigos habitantes e novos habitantes. Para construção teórico-metodológica deixamos as fontes falar livremente, tendo em vista que estamos trabalhando com fontes orais. A perspectiva intergeracional foi contemplada através da representação dos alunos da escola pública e de narrativa das pessoas idosas moradoras de bairros centrais de Campina Grande. A pesquisa nos levou a entendermos que, a partir da narrativa dos idosos, fica clara a apropriação das tradições enquanto patrimônio, no entanto, essa correlação entre memória e identidade cultural, através da preservação do patrimônio, não há uma representação definida nas narrativas dos idosos. Quanto à percepção dos jovens a ideia de patrimônio no sentido ampliado já é uma constante, denotando o conhecimento e a diferenciação entre patrimônio material e imaterial.
Descrição: Bezerra, A. K. A. Campina Grande como um "museu a céu aberto": monumentos, memórias e representações em disputa. 2011. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2416
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluska Karla Alves Bezerra.pdfAluska Karla Alves Bezerra4.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.