Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreire, Lindalva-
dc.date.accessioned2021-08-09T14:08:13Z-
dc.date.available2021-08-09T14:08:13Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24193-
dc.descriptionFREIRE, Lindalva. O ensino de geografia no contexto do semiárido: perspectivas e práticas no âmbito do desenvolvimento regional. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO semiárido nordestino, a grosso entendimento, é posto sob o imperativo de um estereotipo pré-concebido que projeta a visão de um território flagelado pela seca caricata, dependente eternamente de políticas públicas e que encontra-se tensionado entre velhos problemas historicamente irresolutos e novas possiblidades de desenvolvimento. Diante disso, entendemos que a Geografia, ao possibilitar a apreensão teórico-prática de uma realidade que se movimenta constantemente e exige novas explicações e compreensões, é importante não só para a construção do conhecimento acerca desse território e de suas dinâmicas, mas também para a estruturação de ações destinadas a sua transformação mediante a formação geográfica dos sujeitos do lugar. Partindo desta linha de pensamento, o objetivo que norteou a realização deste trabalho consistiu em compreender o papel do ensino de Geografia na construção de perspectivas e práticas que corroboram para o desenvolvimento regional no semiárido. Para isto, tomamos como referência empírica a realidade vivenciada no Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, que se localiza no município de Catolé do Rocha, no estado da Paraíba. O percurso metodológico embasou-se na abordagem fenomenológica de base exploratória, através da qual adotamos como procedimentos metodológicos pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e pesquisa de campo. Pelo o que pôde ser apreendido na pesquisa, observou-se que os professores de Geografia do Centro de Ensino Fundamental Luzia, levam a ciência geográfica como relevante para o entendimento dos conceitos e da formação da identidade na perspectiva de fomentar um novo olhar para o semiárido. O conhecimento aplicado dentro da região e voltado para as potencialidades deste lugar estão desmistificando as concepções paradigmáticas acerca do Nordeste e do semiárido nordestino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Maria Marta dos Buritipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectSemiáridopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Regionalpt_BR
dc.titleO ensino de geografia no contexto do semiárido: perspectivas e práticas no âmbito do desenvolvimento regionalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lindalva Freire.pdfPDF - Lindalva Freire810.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito259.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.