Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2421
Título: Visões do Nordestino: imagens da masculinidade e do Nordeste no filme Abril Despedaçado
Autor(es): Gomes, Elliard Bezerra Brasileiro
Palavras-chave: Cinema
Nordeste Brasileiro
Nordestino
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Este trabalho monográfico apresenta uma análise das imagens historicamente construídas em torno do Nordeste e do homem nordestino expostas no filme Abril Despedaçado (2001) do diretor Walter Salles, uma obra inspirada em um livro homônimo, do escritor albanês Ismail Kadaré. No trabalho, em primeiro momento, é realizada uma discussão sobre o uso do cinema como fonte histórica, pensando -o como uma possibilidade de se analisar determinadas imagens historicamente construídas. Posteriormente, aborda-se o uso do conceito de gênero nos estudos em história, uma vez que o trabalho se propõe a pensar as imagens de masculinidade expostas no filme e que se referem ao homem nordestino. Por fim, é realizada uma análise do filme, buscando entender de que forma este coaduna com imagens construídas e pensadas como típicas do espaço e do homem nordestino, detectando nessas imagens vestígios da estereotipia que veio sendo fomentada em torno desse espaço e desse sujeito a partir, especificamente, das primeiras décadas do século XX.
Descrição: Gomes, E. B. B. Visões do Nordestino: imagens da masculinidade e do Nordeste no filme Abril Despedaçado. 2010. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2421
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elliard Bezerra Brasileiro Gomes.pdfElliard Bezerra Brasileiro Gomes647.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.