Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/243
Título: Atuação do acadêmico de educação física no estagio curricular supervisionado IV
Autor(es): Corrêa, Renato José Peixoto
Palavras-chave: Educação física
Didática de ensino
Estágio supervisionado
Data do documento: 20-Set-2012
Resumo: Acredita-se que o estágio seja um processo de aprendizagem que promova ao formando um preparo para enfrentar os desafios de sua nova carreira: devemos ter no estágio oportunidade de apropriar-se dos conceitos teóricos e utilizar cada um com suas devidas peculiaridades no campo prático. Nós, acadêmicos de Educação Física, acreditamos que o aprendizado se dá melhor ainda quando é visto na prática. A eficiência e o produto por esse modelo sempre revelam ao seu modo uma grande benfeitoria, ou seja, valor, o real aprendizado. Sob essa ótica podemos creditar sair das salas da universidade dispostos a aplicação de um plano de ensino eficiente para os ciclos que enfrentaremos no campo de atuação, haja vista, as verdades propostas pelos componentes pedagógicos se mostrarem tão evidentes. Os parâmetros que o governo sugere (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN´s) e ainda todas as outras propostas metodológicas de ensino que são expostos nas práticas pedagógicas para as diferentes modalidades de ensino e que cursamos antes da entrada no estágio, são estratégias que o acadêmico pode se valer na aplicação do ensino; são eficientes e objetivas, não há o que discutir, porém, nenhum desses programas e nenhum dos professores explicita com quem os estagiários vão realmente trabalhar de fato. Esse fator só é dado quando o acadêmico assume o lado discente com o estágio, e que passa a trazer consigo o título de professor somado ainda ao seu lado uma nova responsabilidade que são os seus alunos. Portanto, o estágio teve como objetivo principal aplicar conhecimentos adquiridos nos componentes pedagógicos estudados, confrontando-os com a prática pedagógica, propriamente dita. Logo, no desenvolvimento do trabalho será descrito as observações e experiências encontradas no período de aula e organização dos conteúdos, bem como sugestões que possam enriquecer a integração entre escola e suas dimensões. Dentro dessas pressuposições surge ainda uma reflexão que consiga direcionar a prática pedagógica que compreenda uma linha de pensamento que demonstre maior efetividade.
Descrição: CÔRREA, R. J. P. Atuação do acadêmico de educação física no estagio curricular supervisionado IV. 2010. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/243
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato José Peixoto Corrêa.pdfRenato José Peixoto Corrêa698.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.