Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2434
Título: Uma representação do nordeste no romance A Bagaceira do escritor paraibano José Américo de Almeida
Autor(es): Lopes, Carlos André Martins
Palavras-chave: Literatura Paraibana
Regionalismo
Análise Literária
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: O romance “A Bagaceira” do escritor paraibano José Américo de Almeida é considerado uma obra inaugural de um movimento literário denominado “romance de trinta nordestino”. A literatura regionalista nordestina, de forte matiz realista, se propunha a pensar a “realidade” do Nordeste, procurando focalizá-lo em seus aspectos climáticos, políticos e sociais. O presente trabalho tem por meta estudar a representação que o livro tido como marco fundador desse movimento cria para o Nordeste. O trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo procuramos estudar as representações que foram produzidas sobre o espaço nordestino no campo das ciências sociais. Procuramos mostrar como o Nordeste foi construído de forma contraditória nessas obras. No segundo capítulo, partindo do princípio de que os autores de representações sobre o mundo social possuem vínculos com determinados grupos sociais, políticos, institucionais etc., procuramos mostrar os vínculos do autor do romance com determinados grupos, bem como sua filiação a instituições políticas. No terceiro e último capítulo do trabalho procedemos a uma interrogação da obra, procurando delinear seus aspectos simbólicos como a temporalidade na qual se desenvolve o enredo, a dimensão simbólica das personagens, e o contexto histórico no qual o romance foi produzido. Nesta etapa do trabalho foi de fundamental importância as contribuições do crítico literário Antônio Candido, especificamente no que diz respeito ao processo de criação de personagem de ficção na obra literária.
Descrição: Lopes, C. A. M. Uma representação do nordeste no romance A Bagaceira do escritor paraibano José Américo de Almeida. 2010. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2434
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos André Martins Lopes.pdfCarlos André Martins Lopes648.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.