Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24386
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sarmento, Maria do Socorro Pamplona | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T11:32:25Z | - |
dc.date.available | 2021-09-09T11:32:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-28 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370.19 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24386 | - |
dc.description | SARMENTO, Maria do Socorro Pamplona Sarmento. O trabalho docente na educação do campo: o ideal e o real. 2015. Monografia (Especialização em fundamentos da educação práticas pedagógicas interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, a discussão da educação como um direito subjetivo tem-se evidenciado em todo o mundo. De modo que, torna-se indispensável colocar a política educacional como elemento primordial de uma sociedade democrática e justa. Sendo assim a educação no campo, traz inerente a si, toda a sua importância, sendo levada diretamente a comunidades que outrora jamais se pensava ter tamanha inclusão. Partindo dessa premissa, o estudo tem como objetivo mostrar os resultados de uma pesquisa bibliográfica que revela a realidade da educação no campo. Dessa forma, buscam-se evidenciar a realidade das escolas do campo, e oferecer informações sobre algumas particularidades acerca do processo ensino-aprendizagem, funcionamento e condições socioeconômicas de seus alunos. O artigo em questão estuda a educação do campo no Brasil enquanto uma realidade concreta na contemporaneidade, pautando a discussão a partir das principais leis que envolveram a educação desde o período de 1990. O enfoque se dá em compreender como tais leis têm contribuído ou não para o desenvolvimento de uma educação voltada às pessoas que residem e dependem do campo para sobreviver, tendo a finalidade de entender a trajetória da educação no campo, baseando-se a partir de leis, decretos e outros textos oficiais que subsidiassem o entendimento e posicionamento do estado em relação às práticas educativas, para os que trabalham e residem no meio rural brasileiro. Concluindo com uma análise crítica entre o real e o ideal para este setor educacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Valmir Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação no campo | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.title | O trabalho docente na educação do campo: o ideal e o real | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria do Socorro Pamplona Sarmento.pdf | PDF - Maria do Socorro Pamplona Sarmento | 2.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.