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dc.contributor.authorSarmento, Maria do Socorro Pamplona-
dc.date.accessioned2021-09-09T11:32:25Z-
dc.date.available2021-09-09T11:32:25Z-
dc.date.issued2015-02-28-
dc.identifier.issnCDD 370.19-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24386-
dc.descriptionSARMENTO, Maria do Socorro Pamplona Sarmento. O trabalho docente na educação do campo: o ideal e o real. 2015. Monografia (Especialização em fundamentos da educação práticas pedagógicas interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, a discussão da educação como um direito subjetivo tem-se evidenciado em todo o mundo. De modo que, torna-se indispensável colocar a política educacional como elemento primordial de uma sociedade democrática e justa. Sendo assim a educação no campo, traz inerente a si, toda a sua importância, sendo levada diretamente a comunidades que outrora jamais se pensava ter tamanha inclusão. Partindo dessa premissa, o estudo tem como objetivo mostrar os resultados de uma pesquisa bibliográfica que revela a realidade da educação no campo. Dessa forma, buscam-se evidenciar a realidade das escolas do campo, e oferecer informações sobre algumas particularidades acerca do processo ensino-aprendizagem, funcionamento e condições socioeconômicas de seus alunos. O artigo em questão estuda a educação do campo no Brasil enquanto uma realidade concreta na contemporaneidade, pautando a discussão a partir das principais leis que envolveram a educação desde o período de 1990. O enfoque se dá em compreender como tais leis têm contribuído ou não para o desenvolvimento de uma educação voltada às pessoas que residem e dependem do campo para sobreviver, tendo a finalidade de entender a trajetória da educação no campo, baseando-se a partir de leis, decretos e outros textos oficiais que subsidiassem o entendimento e posicionamento do estado em relação às práticas educativas, para os que trabalham e residem no meio rural brasileiro. Concluindo com uma análise crítica entre o real e o ideal para este setor educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Valmir Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.titleO trabalho docente na educação do campo: o ideal e o realpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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