Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/244
Título: A prática de atividades físicas nas vias públicas de Campina Grande – PB: reflexões sobre prescrição e orientação dos exercícios físicos
Autor(es): Farias, David Gomes de
Palavras-chave: Atividade física
Prática profissional
Bem-estar social
Data do documento: 20-Set-2012
Resumo: O objetivo do presente estudo sobre a prática de atividades físicas nas vias públicas da cidade de Campina Grande – PB foi refletir sobre a prescrição e orientação dos exercícios físicos. A pesquisa se caracterizou como do tipo descritiva, tendo amostra de 217 indivíduos maiores de 18 anos. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista com perguntas sobre aspectos sociodemográficos, fatores de risco das doenças crônicas não transmissíveis, caracterização das atividades praticadas e informações sobre orientação e prescrição destas atividades. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva. A partir dos resultados obtidos constatouse que a maior parte dos entrevistados possuem menos de 25 anos de idade, 56% tem formação superior, 81,5% recebem de 1 a 2 salários mínimos. Em 98,1% não foi encontrada cardiopatia diagnosticada, porém 33% dos homens e 39,8% das mulheres têm histórico familiar de cardiopatia, 11,9% dos homens e 19,4% das mulheres são portadores de hipertensão arterial. Dos homens (42,2%) consomem bebidas alcoólicas. Nas mulheres (73,1%) realizam exames preventivos contra 46,8% dos homens. A atividade física mais prevalente foi a caminhada; 45,9% praticam 5 dias ou mais, quanto ao tempo de pratica 55,4% pratica a mais de 4 anos, sobre a intensidade 51,4% dos homens e 45,4% das mulheres classifica como moderada e quanto a duração 65% das mulheres e 48% dos homens realizam menos de 1 hora diária de AFs e a maioria tem como objetivo principal a saúde e qualidade de vida. Todos os entrevistados consideram importante a orientação de um profissional de Educação Física, mas 71,3% nunca obtiveram orientação. Conclui-se que o nível de prescrição e orientação de um profissional de Educação Física é baixo entre os praticantes de atividades físicas nas vias públicas, o que se torna uma atividade de risco, tanto pela presença de fatores de risco quanto pela sistematização de um exercício para que este possa promover adaptações metabólicas e atuar na prevenção e tratamento de doenças.
Descrição: FARIAS, D. G. de. A prática de atividades físicas nas vias públicas de Campina Grande – PB: reflexões sobre prescrição e orientação dos exercícios físicos. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/244
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - David Gomes de Farias.pdfDavid Gomes de Farias517.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.