Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24421
Título: Natação para crianças com Síndrome de Down: uma revisão integrativa
Autor(es): Araújo, Ana Margarida Marinho de
Palavras-chave: Natação
Natação Infantil
Síndrome de Down
Data do documento: 14-Out-2020
Resumo: A síndrome de down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21. Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do indivíduo. Diante disso, uma das atividades físicas indicada para crianças com síndrome de down é a natação devido ser uma das modalidades esportivas mais complexas, sendo conhecida pelos inúmeros benefícios físicos, sociais e mentais que a mesma possibilita para seus praticantes. O objetivo do trabalho é identificar os benefícios da natação para o desenvolvimento em geral de crianças com Síndrome de Down. O estudo caracteriza-se como artigo de revisão de literatura do tipo integrativa. Realizou-se a busca integrativa por estudos periódicos nas bases de dados PUBMED, LILACS, SCIELO, MEDLINE, CAPES, BVS E GOOGLE ACADÊMICO, no período de 3 meses entre junho e agosto de 2020. Procederam utilizando combinações com os seguintes descritores: “Swimming”, “Child” e “Down Syndrome”. A análise dos resultados ocorreu após a seleção dos artigos que contemplassem o tema. Dos artigos analisados, as práticas da natação foram descritas como aliadas para o desenvolvimento global das crianças gerando inúmeros benefícios e nesse sentido o professor de educação física assume um papel importante de inclusão social nas escolas. Diante dos achados da pesquisa é possível concluir que a natação para essa população possui inúmeros resultados positivos de forma global, contudo a literatura é escassa sobre os benefícios da natação para o desenvolvimento em geral de crianças com Síndrome de Down.
Descrição: ARAÚJO, Ana Margarida. Natação para crianças com Síndrome de Down: uma revisão Integrativa. 2020. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24421
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Ana Margarida Marinho de AraújoPDF- Ana Margarida Marinho de Araújo880.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito731.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.