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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24448
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Maria Aparecida de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-22T18:23:35Z | - |
dc.date.available | 2021-09-22T18:23:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 150 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24448 | - |
dc.description | SILVA, Maria Aparecida de Araújo. O olhar de mães e pais sobre as relações parentais com seus filhos. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A família passou por diversas transformações na sua história que possibilitou, na contemporaneidade, o surgimento de variados arranjos familiares e diferentes papeis a serem exercidos pela mãe e pelo pai na relação parental, quebrando a hegemonia do modelo tradicional de família nuclear, de ordem patriarcal e hierarquizada. A reorganização dos padrões de relacionamento no ambiente familiar permitiu o surgimento de outros tipos de práticas educativas parentais, indicando relações mais respeitosas e democráticas, porém, ainda se observam estratégias de cunho coercitivo que legitimam o poder dos pais sobre seus filhos. Alguns estudos apontam que as práticas educativas utilizadas pelos pais influenciam, significativamente, no desenvolvimento de seus filhos, principalmente, na adaptação e no engajamento escolar. Os estudos indicam, também, que apesar das constantes mudanças na família, a mãe ainda é identificada como aquela que provêm afeto e que frequentemente educa, cabendo ao pai o sustento financeiro e a figura de autoritarismo. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a visão da mãe e do pai sobre as relações parentais. O trabalho resultou no aproveitamento de dados obtidos por meio da realização de duas pesquisas de campo, descritivas, pelo Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica- PIVIC/UEPB e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/UEPB. Os participantes foram 15 mães e 15 pais com renda superior a dois salários mínimos, residentes na cidade de Campina Grande-PB e o local da coleta foi nas suas residências ou em locais públicos da cidade. Os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico e de entrevista semiestruturada. Ambos os projetos foram submetidos à aprovação do Comitê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. As entrevistas foram analisadas de forma qualitativa, fundamentandose no método de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que a mãe é vista como principal responsável pela educação dos filhos, apesar dos dados trazerem, também, a participação gradativa do pai. O ensino dos valores morais se mostrou como um aspecto importante das relações parentais, fortalecendo o papel da família na construção de crenças e valores. Apesar dos dados trazerem novas perspectivas da parentalidade, para além das posturas hierarquizadas, observa-se práticas, majoritariamente, coercitivas tanto na perspectiva do pai, quanto da mãe, principalmente quando os filhos não obedecem, indicando a coexistência de modelos tradicionais e modernos na relação parental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Ana Cristina Rabelo Loureiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Relações parentais | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | O olhar de mães e pais sobre as relações parentais com seus filhos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
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