Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosme, Emilia Chrislanne Oliveira-
dc.date.accessioned2021-09-27T13:45:11Z-
dc.date.available2021-09-27T13:45:11Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.otherCDD 370.543-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24462-
dc.descriptionCOSME, Emília Chrislanne Oliveira. A ludicidade como ferramenta de ensino(manuscrito):proposta de aplicabilidade nas escolas municipais de Barra de São Miguel - Pb. 32 p.2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata da ludicidade como ferramenta de ensino, onde a mesma visa sempre melhorar o aprendizado dos educandos, pois é na atividade de jogo que a criança desenvolve seu conhecimento do mundo adulto. Embora o lúdico não seja uma atividade somatória, é uma ferramenta que auxilia nas construções do ensino e é essencial para o desenvolvimento e aprendizado da criança, trazendo alegria e prazer para o momento em que se refere ao cumprimento das tarefas através das brincadeiras e jogos. Objetivou-se, compreender a importância da ludicidade em duas escolas da rede pública de Ensino da cidade de Barra de São Miguel – PB. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa que contou com um aporte teórico por meio da utilização de diversas obras principalmente livros e artigos científicos. Trata-se de um estudo de caso realizado com professoras da educação infantil onde aplicou-se um questionário contendo perguntas voltadas para o entendimento do lúdico como metodologia de ensino. O resultado foi satisfatório e ao mesmo tempo inovador, pois mostrou o quanto as professoras valorizam à prática dos jogos em sala de aula e o quanto são importantes na condução de uma aprendizagem significativa. Verificou-se que a importância do brincar, dos jogos, a frequência com qual se é praticado e a aplicabilidade dos mesmos muito contribui para o processo de desenvolvimento da criança, com um olhar mais especifico para a construção do conhecimento através das brincadeiras e dos jogos. Palavras-chave: Brincadeira. Lúdico. Jogos. Aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Ma. Márcia Gomes dos Santos Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.ddcCDDPOR
dc.titleA ludicidade como ferramenta de ensino: proposta de aplicabilidade nas escolas municipais de Barra de São Miguel - Pbpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emilia Chrislanne Oliveira Cosme.pdfPDF - Emilia Chrislanne Oliveira Cosme3.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito334.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.