Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24462
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cosme, Emilia Chrislanne Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T13:45:11Z | - |
dc.date.available | 2021-09-27T13:45:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.543 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24462 | - |
dc.description | COSME, Emília Chrislanne Oliveira. A ludicidade como ferramenta de ensino(manuscrito):proposta de aplicabilidade nas escolas municipais de Barra de São Miguel - Pb. 32 p.2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata da ludicidade como ferramenta de ensino, onde a mesma visa sempre melhorar o aprendizado dos educandos, pois é na atividade de jogo que a criança desenvolve seu conhecimento do mundo adulto. Embora o lúdico não seja uma atividade somatória, é uma ferramenta que auxilia nas construções do ensino e é essencial para o desenvolvimento e aprendizado da criança, trazendo alegria e prazer para o momento em que se refere ao cumprimento das tarefas através das brincadeiras e jogos. Objetivou-se, compreender a importância da ludicidade em duas escolas da rede pública de Ensino da cidade de Barra de São Miguel – PB. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa que contou com um aporte teórico por meio da utilização de diversas obras principalmente livros e artigos científicos. Trata-se de um estudo de caso realizado com professoras da educação infantil onde aplicou-se um questionário contendo perguntas voltadas para o entendimento do lúdico como metodologia de ensino. O resultado foi satisfatório e ao mesmo tempo inovador, pois mostrou o quanto as professoras valorizam à prática dos jogos em sala de aula e o quanto são importantes na condução de uma aprendizagem significativa. Verificou-se que a importância do brincar, dos jogos, a frequência com qual se é praticado e a aplicabilidade dos mesmos muito contribui para o processo de desenvolvimento da criança, com um olhar mais especifico para a construção do conhecimento através das brincadeiras e dos jogos. Palavras-chave: Brincadeira. Lúdico. Jogos. Aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Ma. Márcia Gomes dos Santos Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.ddc | CDD | POR |
dc.title | A ludicidade como ferramenta de ensino: proposta de aplicabilidade nas escolas municipais de Barra de São Miguel - Pb | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - Tecnólogo em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Emilia Chrislanne Oliveira Cosme.pdf | PDF - Emilia Chrislanne Oliveira Cosme | 3.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 334.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.