Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24474
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Maria da Vitória Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T17:35:05Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T17:35:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24474 | - |
dc.description | MEDEIROS, Maria da Vitória Araújo. Desafios e percepções de estudantes universitários no contexto da pandemia de Covid- 19: Um estudo de caso. 2020. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a suspensão das aulas presenciais e a sua aplicação em ambientais virtuais, a devido à pandemia da COVID-19, os docentes precisaram reinventar a forma de lecionar e os discentes se adequar a uma nova forma de aprender. Assim, o processo ensino/aprendizagem incorporou dúvidas e desafios novos que precisam ser identificados e discutidos à luz da nova conjuntura. Essa pesquisa objetivou identificar como se processa o ensino e a aprendizagem em ambientes virtuais. A base teórica sustenta-se em diversos autores que fundamentam a discussão. A metodologia utilizada para a geração do corpus procedeu da aplicação e investigação de um questionário respondido por alunos em formação de oito cursos de graduação que estudam na Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina Grande. A análise dos dados permitiu concluir, primeiramente, que o ensino remoto retoma práticas realizadas presencialmente, sejam nos procedimentos, sejam nas propostas de atividades. E, depois, que o ensino remoto é um desafio tanto para os alunos que estão ingressando na universidade quanto para os estudantes concluintes. Todos os alunos sentem mais dificuldades em processar os conhecimentos e efetivar as atividades propostas; no entanto, demonstram interesse em participar, mesmo diante das dificuldades com vistas a um bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, recorrem a momentos autoformativos em ambientes virtuais com o propósito de preencher lacunas abertas durante as aulas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Verônica Evangelista de Lima Emerich | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Desafios e percepções de estudantes universitários no contexto da pandemia de Covid- 19: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria da Vitória Araújo Medeiros | PDF - Maria da Vitória Araújo Medeiros | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 64.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.