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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24475
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Éllida Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T17:40:11Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T17:40:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
dc.identifier.issn | CDD 510.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24475 | - |
dc.description | LIMA, Éllida Maria da Silva. Alice no País das Maravilhas: fantasia e lógica matemática. 2020. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar as potencialidades em inserir literatura nas aulas de Matemática. Diante de tantas opiniões negativas e das dificuldades encontradas na aprendizagem desta disciplina, nasce o nosso desejo em buscar metodologias que contribuam na mudança destas concepções. Segundo Menezes (2011), unir literatura com Matemática pode promover benefícios no processo de ensino e aprendizagem deste componente curricular. Escolhemos o romance Alice no País das Maravilhas como exemplo de obra literária a ser explorado matematicamente. Trata-se de uma literatura infanto-juvenil escrita por Lewis Carroll, pseudônimo do matemático Charles Lutwidge Dodgson. Neste romance, que possui muita fantasia e coisas sem lógica, é possível encontrar princípios lógicos nas entrelinhas que pode ser explorado nas aulas de lógica obtendo resultados positivos. Fizemos uma pesquisa teórica sobre a relação entre Matemática e literatura, e sobre formas que o professor pode explorá-las. Ao fim de nossa pesquisa, percebemos que o professor de Matemática deve também ser um colaborador no incentivo de leituras. E, trabalhar literaturas como recurso didático nesta disciplina pode mudar a dinâmica das aulas, já que se trata de algo não muito utilizado e os alunos estarão desenvolvendo habilidades que lhes são tão úteis, como a capacidade de interpretar fatos e expor suas ideias com clareza. Trazemos também a importância de ensinar lógica, pois mesmo esta não se configurando um conteúdo curricular, se for inserida no ensino de outros conteúdos tem muito a contribuir para a aprendizagem. De acordo com Scolari, Bernardi e Cordenonsi (2007), no ensino de lógica é trabalhado o raciocínio lógico no qual este fornece aos alunos capacidades de desenvolver senso crítico e habilidades de argumentar. Neste sentido, torna-se interessante que os princípios da lógica matemática sejam explorados desde os anos iniciais, pois seu estudo trará contribuições para a formação do aluno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Lógica | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio lógico | pt_BR |
dc.title | Alice no País das Maravilhas: fantasia e lógica matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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