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dc.contributor.authorLima, Éllida Maria da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-28T17:40:11Z-
dc.date.available2021-09-28T17:40:11Z-
dc.date.issued2020-09-03-
dc.identifier.issnCDD 510.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24475-
dc.descriptionLIMA, Éllida Maria da Silva. Alice no País das Maravilhas: fantasia e lógica matemática. 2020. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar as potencialidades em inserir literatura nas aulas de Matemática. Diante de tantas opiniões negativas e das dificuldades encontradas na aprendizagem desta disciplina, nasce o nosso desejo em buscar metodologias que contribuam na mudança destas concepções. Segundo Menezes (2011), unir literatura com Matemática pode promover benefícios no processo de ensino e aprendizagem deste componente curricular. Escolhemos o romance Alice no País das Maravilhas como exemplo de obra literária a ser explorado matematicamente. Trata-se de uma literatura infanto-juvenil escrita por Lewis Carroll, pseudônimo do matemático Charles Lutwidge Dodgson. Neste romance, que possui muita fantasia e coisas sem lógica, é possível encontrar princípios lógicos nas entrelinhas que pode ser explorado nas aulas de lógica obtendo resultados positivos. Fizemos uma pesquisa teórica sobre a relação entre Matemática e literatura, e sobre formas que o professor pode explorá-las. Ao fim de nossa pesquisa, percebemos que o professor de Matemática deve também ser um colaborador no incentivo de leituras. E, trabalhar literaturas como recurso didático nesta disciplina pode mudar a dinâmica das aulas, já que se trata de algo não muito utilizado e os alunos estarão desenvolvendo habilidades que lhes são tão úteis, como a capacidade de interpretar fatos e expor suas ideias com clareza. Trazemos também a importância de ensinar lógica, pois mesmo esta não se configurando um conteúdo curricular, se for inserida no ensino de outros conteúdos tem muito a contribuir para a aprendizagem. De acordo com Scolari, Bernardi e Cordenonsi (2007), no ensino de lógica é trabalhado o raciocínio lógico no qual este fornece aos alunos capacidades de desenvolver senso crítico e habilidades de argumentar. Neste sentido, torna-se interessante que os princípios da lógica matemática sejam explorados desde os anos iniciais, pois seu estudo trará contribuições para a formação do aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLógicapt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.titleAlice no País das Maravilhas: fantasia e lógica matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

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