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dc.contributor.authorGonçalves, Leidyane de Almeida-
dc.date.accessioned2021-09-30T14:54:34Z-
dc.date.available2021-09-30T14:54:34Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.otherCDD 613.78-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24501-
dc.descriptionGONÇALVES, L. de A. Análise postural do motorista de ônibus urbano durante o ciclo de atividade: Um retrato ergonômico. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Esse estudo objetiva avaliar a postura de motoristas de ônibus urbano de empresas de transporte público da cidade de Campina Grande- Paraíba. Materiais e métodos: A amostra é do tipo não probabilística por conveniência, composta por quatro motoristas pertencentes à quatro empresas de transporte coletivo da cidade de Campina Grande-Paraíba. A ferramenta utilizada para a análise postural foi o Rapid Upper Limb Assessment (RULA), cujo método avalia a postura, os movimentos e a força muscular. A análise estatística foi realizada no pacote estatístico Action Stat - Suplemento para o Microsoft Office Excel Professional Plus 2016 (Microsoft Corp., Washington, EUA). Para as análises comparativas entre os dimídios direito e esquerdo, bem como entre os motoristas, foi utilizado o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. Resultados: Na avaliação postural dos motoristas com o método RULA, os escores três e quatro foram os mais frequentes indicando que é importante investigar, que requer mudanças e é conveniente introduzir alterações no posto de trabalho desse trabalhador. Também foi observado que os membros superiores realizam movimentos repetitivos, sendo o MSD mais exigido para a execução da atividade. Diante das relações estudadas e verificadas estatisticamente, pode ser deduzido que as relações de igualdade apresentadas entre os motoristas são de caráter intrínseco da profissão, contribuindo para um comportamento padrão. Esse resultado pode ser atribuído ao posto de trabalho desses trabalhadores no qual a disposição dos equipamentos é igual para todos os motoristas, o que contribui para as posturas adotadas e movimentos realizados, caracterizando o mesmo ciclo de atividade. Conclusão: Conclui-se que devido a ocorrência dos escores três e quatro, medidas preventivas e de conscientização devem ser tomadas para prevenir danos futuros. Logo, é importante que as empresas promovam melhorias do ambiente de trabalho, implementando ações de promoção da saúde para essa população através de palestras educativas, orientações posturais e programas de ginástica laboral visando o bem-estar do trabalhador.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cláudia Holanda Moreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPostura.pt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectCondução de veículopt_BR
dc.subjectMovimentos biomecânicospt_BR
dc.titleAnálise postural do motorista de ônibus urbano durante o ciclo de atividade: Um retrato ergonômicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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