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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24502
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dantas, Cássia Karolaine | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T14:54:39Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T14:54:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 615.82 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24502 | - |
dc.description | DANTAS, C. K. Práticas integrativas e complementares: Um projeto de extensão. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são um conjunto de práticas compostas por conceitos essenciais para sua definição e execução. A inserção das PICs no sistema de saúde, preconizada pela OMS, vem ocorrendo no decorrer dos anos e foi regularizada com fins de padronização por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Entretanto, as grades curriculares dos cursos de saúde, com ênfase no curso de Fisioterapia, ainda não possuem disciplinas que abordem de forma efetiva estas práticas, de modo que muitos discentes concluem a graduação tendo contato mínimo com as PICs. Objetivos: O presente trabalho pretende expor as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão intitulado Grupo de Estudos em Práticas Integrativas e Complementares (GEPIC), descrevendo a forma com que foram executadas, o engajamento do corpo discente participante nas mesmas e relatar os enfrentamentos e êxitos em sua realização. Método: Este trabalho trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência decorrente da vivência sob a ótica de uma acadêmica enquanto bolsista do projeto. O presente estudo decorre das experiências vivenciadas pelo projeto nas dependências da Universidade Estadual da Paraíba, com ênfase no departamento de Fisioterapia, onde foi executado no período compreendido entre 2016 e 2018. Resultados: Foram realizadas atividades de ordem educativa por meio de palestras, workshops, formações e apresentações do projeto em eventos científicos. A procura pelos eventos foi forte o suficiente para atingir os objetivos de cada atividade realizada. Houve uma excelente receptividade por parte do corpo discente, bem como um bom acolhimento por parte do departamento de Fisioterapia no que se refere à disponibilidade de espaços para a realização dos eventos. A proposta do GEPIC, enquanto pioneiro nessa área, foi atingida com êxito foi possível observar o quão interessado o corpo discente se encontra no que se refere à procura por conhecimentos acerca das PICs. Conclusão: Este estudo conclui que o projeto de extensão GEPIC trata-se de uma ferramenta eficaz de disseminação de conhecimentos acerca das PICs. A experiência vivida em cada uma das atividades possibilitou o enriquecimento acadêmico sobre tais práticas bem como proporcionou que a percepção do cuidado e como cuidar em fisioterapia fosse ampliada. O projeto alcançou os objetivos propostos e foi exitoso em seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Danilo de Almeida Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Prática profissional | pt_BR |
dc.subject | Práticas Integrativas e Complementares | pt_BR |
dc.title | Práticas integrativas e complementares: Um projeto de extensão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 14 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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