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dc.contributor.authorTavares, Thayná do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-09-30T14:58:12Z-
dc.date.available2021-09-30T14:58:12Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.otherCDD 617.601-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24514-
dc.descriptionTAVARES, T. do N. A música como instrumento pedagógico no alfabetismo em saúde bucal de crianças. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO cuidado da higiene bucal em crianças geralmente fica comprometido quando não há incentivo dos pais, pela falta de assistência no serviço, pela própria inquietação da criança, capaz de impedir os procedimentos necessários e, principalmente, pela falta de informação sobre os cuidados necessários. Informações básicas sobre a importância da saúde bucal podem ser apresentadas às pessoas por meio de textos, cartazes, encenações, música, mídias, entre outros. A música, em especial, se destaca por causar emoções e motivações nas pessoas, cujos sentimentos podem ser observados pelas alterações nos batimentos cardíacos, pressão sanguínea, pressão arterial e velocidade do metabolismo. A música pode ainda melhorar a memória, direcionar pensamentos em determinados assuntos e acalmar as pessoas. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo piloto, de intervenção, para analisar a música como um recurso pedagógico no alfabetismo em saúde bucal em crianças, assim como, a mudança de hábito nos cuidados de higiene oral. A amostra foi constituída por 7 crianças, entre 7 e 8 anos de idade, assistidas em uma escola de um município do Nordeste do Brasil. A música deste trabalho foi produzida abordando dez palavras do instrumento Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30), utilizado para avaliação do Alfabetismo em Saúde Bucal. Inicialmente, foi realizado o exame clínico intraoral para análise do biofilme dentário. Em seguida, foi aplicadas as 10 palavras do instrumento BREALD-30, selecionadas para a música. Logo depois, foi apresentada a música às crianças. Após 15 dias, as 10 palavras do instrumento BREALD-30 foram novamente aplicada, assim como, reavaliada a presença do biofilme dentário. As crianças apresentaram uma boa higiene oral nos dois momentos da análise, com presença de biofilme ausente ou biofilme fino, havendo diferença significativa na primeira avaliação e última. Em relação à leitura das palavras do instrumento BREALD-30, observou-se uma melhora estatisticamente significativa (p=0,001), após a intervenção com a música. A música pode constituir um adequado instrumento para o alfabetismo em saúde bucal e para os cuidados de higiene oral de crianças na fase escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Edja Maria Melo de Brito Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectOdontopediatriapt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectAlfabetismopt_BR
dc.titleA música como instrumento pedagógico no alfabetismo em saúde bucal de criançaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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