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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24534
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Albuquerque, Camila Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:18:46Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:18:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24534 | - |
dc.description | ALBUQUERQUE, C. C. A escola cidadã integral na percepção dos professores que vivenciam essa realidade. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo dos anos a educação brasileira vem sofrendo mudanças na tentativa de acompanhar as sucessivas alterações sociais, econômicas e políticas que a sociedade vem percorrendo. A presente pesquisa se refere à implementação do modelo Escola Cidadã Integral (ECI) executado pelo Governo do Estado da Paraíba no ano de 2016. O trabalho foi realizado em uma ECI no município de Campina Grande que há três anos vivencia o Programa. Caracteriza-se como uma pesquisa empírica de caráter quantitativo e qualitativo, na qual participaram 17 docentes voluntários, por meio da aplicação de questionários com a finalidade de obter informações a respeito da vivencia dessa realidade para descrever as contribuições e implicações do trabalho docente levando em consideração sua estrutura física e gestão pedagógica. Os dados foram tabulados, sendo os quantitativos expressos em percentual, e dentro de cada questão formulada as respostas mais similares foram utilizadas para dar consistência à discussão de dados. A análise dos dados por meio das respostas dos professores permitiu concluir que o modelo traz resultados positivos, os docentes afirmam que há muitas melhorias no ensino, como a utilização metodologias diversificadas, aulas mais dinâmicas, além de uma maior interação entre aluno e professor. Entretanto, a falta de investimentos, carga horaria excessiva, escassez de materiais e precariedade de estrutura física para o desenvolvimento das atividades que são exigidas pelo programa são fatores limitantes para adequação do programa ao seu objetivo. Desse modo, se faz necessário melhores condições de trabalho e valorização do trabalho docente, bem como a melhoria da infraestrutura, o que depende de um maior investimento financeiro na educação integral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Esp. Cibelle Flávia Farias Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | A escola cidadã integral na percepção dos professores que vivenciam essa realidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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