Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24575
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Elaine Caroline Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:28:13Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:28:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 796.44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24575 | - |
dc.description | ARAÚJO, E. C. L. de. O lúdico no processo de ensino de ginástica na educação infantil: Um horizonte de sentido para a atuação do professor de Educação Física. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Infantil caracteriza-se como sendo a primeira etapa de ensino da educação básica, tendo como alicerce duas concepções: o educar e o cuidar, compreendendo que o cuidado é algo indissociável do processo educativo neste âmbito das creches e pré-escolas. Dessa forma o trabalho busca: Descrever e refletir sobre a experiência de ensino, no estágio supervisionado IV, onde o lúdico fundamenta o trato pedagógico da ginástica nas aulas de educação física com crianças pré-escolares, na faixa etária de 3 a 4 anos de idade, bem como: Apontar aspectos pedagógicos que reflitam o ensino da ginástica em pré-escolares, destacando o ato do brincar na construção e desenvolvimento da criança a partir da exploração da imaginação infantil e da fantasia como desencadeadores do processo de ensino. Foram propostas e realizadas atividades como subir, descer, pular, maior, menor, curto, cumprido, identificar as cores, uso de barbantes, tintas para pintar os rostos em memória ao palhaço, abrir e fechar com o intuito de desenvolver a orientação espacial. Também é importante permitir que a criança fique livre e no comando da brincadeira, percebendo a segurança e oportunidade para criar, descobrir, inventar e produzir. Os alunos puderam participar das aulas com autonomia na experimentação de diferentes atividades e expressando as mais diferentes sensações. Com isso, a vivência do estágio traz a reflexão no tocante à atuação do professor de educação física na educação infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elaine Melo de Brito Costa Lemos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Ginástica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.title | O lúdico no processo de ensino de ginástica na educação infantil: Um horizonte de sentido para a atuação do professor de Educação Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elaine Caroline Lopes de Araújo.pdf | PDF - Elaine Caroline Lopes de Araújo | 1.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.