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dc.contributor.authorFarias, Carine Emanuely de Araújo-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:37:02Z-
dc.date.available2021-09-30T15:37:02Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24608-
dc.descriptionFARIAS, C. E. de A. Uma revisão bibliográfica sobre estratégias metodológicas para promoção da educação inclusiva. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute a educação inclusiva, trazendo a importância da formação docente para realidade enfrentada na rede básica de ensino, uma vez que discentes com necessidades educacionais especiais devem frequentar o ensino regular. Objetiva-se investigar orientações e estratégias propostas na literatura para auxiliar o aprendizado de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH), Transtorno específico de aprendizagem (Dislexia) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), que podem ser utilizadas dentro do ensino de ciências. Esse trabalho trata-se de uma revisão narrativa da literatura, utilizou como base de dados o Google, limitou-se a pesquisa aos últimos 20 anos, incluindo artigos, livros, monografias, dissertações e teses. Foram selecionados cerca de um total de 18 trabalhos, os quais analisamos as referências bibliográficas para encontrar outros artigos de interesse. Os resultados encontrados mostram que a metodologia adequada deverá ser pensada levando em consideração o discente e as condições que está inserido. Além disso, as orientações e as estratégias propostas encontradas ressaltam a possibilidade de diminuir as dificuldades dos educandos com necessidades educacionais especiais e auxiliar na construção de um processo efetivo de ensino e aprendizagem. Logo, a formação dos docentes e da equipe pedagógica de uma instituição de ensino acerca da educação inclusiva, é de grande importância para prática efetiva. Por esta razão, um profissional capaz de reconhecer estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento e atuar com estratégias eficientes, pode facilitar diagnósticos, atuar no combate à discriminação e estereótipos, possibilitando assim o aumento da qualidade no ensino de ciências, para os estudantes com necessidades educacionais especiais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Roberta Smania Marquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleUma revisão bibliográfica sobre estratégias metodológicas para promoção da educação inclusivapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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