Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24611
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Eliza Edneide Oliveira Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:37:45Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:37:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24611 | - |
dc.description | ALMEIDA, E. E. O. S. de. O uso da experimentação problematizadora no ensino de substâncias químicas. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Existem várias ferramentas metodológicas sendo utilizadas no ensino de Química, dentre elas, a experimentação se destaca no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que possibilita a visualização dos fenômenos e, consequentemente, conexão da teoria com a prática. Desse modo, o trabalho objetivou avaliar a contribuição da experimentação problematizadora na compreensão do conteúdo de Substâncias Simples e Composta frente a alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma instituição privada de Campina Grande. A metodologia desenvolvida usada neste trabalho trata-se de uma análise qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 32 alunos, matriculados no nono ano do ensino fundamental e os instrumentos de coleta de dados foram três questionários, contendo questões objetivas e subjetivas e na intervenção pedagógica foi utilizado o experimento intitulado como “Comportamento da clorofila sob a ação da luz negra”. A análise dos dados foi feitas com base na a escala de Likert e na estatística descritiva. Os resultados mostraram que o uso da temática extração de clorofila auxiliada pela experimentação problematizadora se mostrou satisfatório no processo de construção do conhecimento de substâncias simples e composta. Com base nestes, é possível considerar que a proposta de ensino favoreceu a aprendizagem dos sujeitos participantes da pesquisa, bem como contribuiu com o processo de mediação do ensino desses conceitos, favorecendo a dinamização da sala de aula e contribuindo de forma positiva com a relação aluno – aluno e professor aluno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vandeci Dias dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Substâncias químicas | pt_BR |
dc.title | O uso da experimentação problematizadora no ensino de substâncias químicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eliza Edneide Oliveira Souza de Almeida.pdf | PDF - Eliza Edneide Oliveira Souza de Almeida | 929.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.