Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Eliza Edneide Oliveira Souza de-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:37:45Z-
dc.date.available2021-09-30T15:37:45Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24611-
dc.descriptionALMEIDA, E. E. O. S. de. O uso da experimentação problematizadora no ensino de substâncias químicas. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractExistem várias ferramentas metodológicas sendo utilizadas no ensino de Química, dentre elas, a experimentação se destaca no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que possibilita a visualização dos fenômenos e, consequentemente, conexão da teoria com a prática. Desse modo, o trabalho objetivou avaliar a contribuição da experimentação problematizadora na compreensão do conteúdo de Substâncias Simples e Composta frente a alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma instituição privada de Campina Grande. A metodologia desenvolvida usada neste trabalho trata-se de uma análise qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 32 alunos, matriculados no nono ano do ensino fundamental e os instrumentos de coleta de dados foram três questionários, contendo questões objetivas e subjetivas e na intervenção pedagógica foi utilizado o experimento intitulado como “Comportamento da clorofila sob a ação da luz negra”. A análise dos dados foi feitas com base na a escala de Likert e na estatística descritiva. Os resultados mostraram que o uso da temática extração de clorofila auxiliada pela experimentação problematizadora se mostrou satisfatório no processo de construção do conhecimento de substâncias simples e composta. Com base nestes, é possível considerar que a proposta de ensino favoreceu a aprendizagem dos sujeitos participantes da pesquisa, bem como contribuiu com o processo de mediação do ensino desses conceitos, favorecendo a dinamização da sala de aula e contribuindo de forma positiva com a relação aluno – aluno e professor aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vandeci Dias dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectSubstâncias químicaspt_BR
dc.titleO uso da experimentação problematizadora no ensino de substâncias químicaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliza Edneide Oliveira Souza de Almeida.pdfPDF - Eliza Edneide Oliveira Souza de Almeida929.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.