Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Raiany Evelyn Bezerra-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:37:59Z-
dc.date.available2021-09-30T15:37:59Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.otherCDD 610.73-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24613-
dc.descriptionBATISTA, R. E. B. Limites e perspectivas de discentes e docentes na utilização de metodologias ativas no ensino da Enfermagem: Revisão integrativa. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo tem como objetivo analisar os limites e perspectivas na utilização das metodologias ativas no ensino superior em enfermagem na perspectiva de discentes e docentes. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com uma abordagem qualitativa. Como critérios de inclusão para a seleção dos artigos, temos: publicações dos últimos cinco anos (2014-2019); texto completo gratuito disponível; artigos publicados nos idiomas: português, inglês e espanhol; e estarem disponíveis, na íntegra, nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os critérios de exclusão adotados para o estudo foram artigos de revisão sobre a temática, literatura cinzenta e artigos que estavam repetidos ou duplicados nas bases de dados. Com a utilização da expressão de busca foram localizados 9.352 artigos nas bases de dados selecionadas, sendo 376 na SCIELO, 7.923 na BVS e 1.099 na LILACS. Após leitura dos títulos foram selecionados 34 artigos, em seguida, com a leitura detalhada 25 artigos foram excluídos por não atenderem ao objetivo desta revisão. Destes, quatro foram excluídos por estarem repetidos nas bases de dados. A amostra final do presente estudo foi composta por 9 artigos. Os resultados foram organizados em duas categorias: Dificuldades enfrentadas pela utilização de Metodologias Ativas sob a ótica de discentes e docentes; Perspectivas da implementação das Metodologias Ativas. Conclui-se que o ensino da enfermagem deve acompanhar o fluxo de transformações inserindo as metodologias ativas pouco a pouco no contexto acadêmico, o que torna possível uma formação muito mais completa, possibilitando que discentes e docentes ressignifiquem as suas práticas nos cenários de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cláudia Santos Martiniano Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleLimites e perspectivas de discentes e docentes na utilização de metodologias ativas no ensino da Enfermagem: Revisão integrativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raiany Evelyn Bezerra Batista.pdfPDF - Raiany Evelyn Bezerra Batista539.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.