Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24618
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cordeiro, Bráulio Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:38:19Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:38:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24618 | - |
dc.description | CORDEIRO, B. P. Funções orgânicas: Uma proposta lúdica como recurso pedagógico no ensino de Química. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo é uma pesquisa de caráter qualitativo que tem por objetivo investigar a experiência da inserção do jogo didático de dominó com as funções orgânicas como uma proposta metodológica lúdica no processo de aprendizagem, de modo a trabalhar o conteúdo de funções orgânicas em uma turma do ensino médio, 3°ano, composta de 20 alunos, os quais foram divididos em cinco grupos, contendo quatro alunos por grupo. A elaboração deste trabalho foi desenvolvida seguido de algumas etapas que englobaram a aplicação de aulas, questionário acerca deste modelo proposto aplicado na pesquisa, a aplicação do jogo didático de dominó com as funções orgânicas desenvolvido com materiais alternativos que correlacionam os compostos orgânicos e suas respectivas identificações, este, joga-se da mesma forma que um dominó comum bastante popular em nosso cotidiano. Além de contar também com redação de texto dissertativo. Estas etapas tem o intuito de avaliar a eficácia de tais métodos na construção do conhecimento químico, visando facilitar a aprendizagem do aluno. Com base nos resultados obtidos pôde-se constatar que o uso de jogos didáticos para a área de Ensino de Química é relevante, visto que apresentou resultados satisfatórios, além de contribuir de forma significativa na aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas de forma prazerosa e eficiente, como também englobou aspectos importantes para a formação científica e cidadã dos educandos, propiciando assim uma rica interação entre os participantes. Dessa forma, os alunos obtiveram uma compreensão mais clara e elaborada sobre a temática, assim como, dos conhecimentos específicos da disciplina de Química. Logo, esta proposta seguiu os critérios de classificação avaliado por Bloom (1993) que teve como parâmetros avaliativos a avaliação diagnóstica, formativa e somativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rochane Villarim de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Compostos orgânicos | pt_BR |
dc.title | Funções orgânicas: Uma proposta lúdica como recurso pedagógico no ensino de Química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bráulio Pereira Cordeiro.pdf | PDF - Bráulio Pereira Cordeiro | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.