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dc.contributor.authorCordeiro, Bráulio Pereira-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:38:19Z-
dc.date.available2021-09-30T15:38:19Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24618-
dc.descriptionCORDEIRO, B. P. Funções orgânicas: Uma proposta lúdica como recurso pedagógico no ensino de Química. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é uma pesquisa de caráter qualitativo que tem por objetivo investigar a experiência da inserção do jogo didático de dominó com as funções orgânicas como uma proposta metodológica lúdica no processo de aprendizagem, de modo a trabalhar o conteúdo de funções orgânicas em uma turma do ensino médio, 3°ano, composta de 20 alunos, os quais foram divididos em cinco grupos, contendo quatro alunos por grupo. A elaboração deste trabalho foi desenvolvida seguido de algumas etapas que englobaram a aplicação de aulas, questionário acerca deste modelo proposto aplicado na pesquisa, a aplicação do jogo didático de dominó com as funções orgânicas desenvolvido com materiais alternativos que correlacionam os compostos orgânicos e suas respectivas identificações, este, joga-se da mesma forma que um dominó comum bastante popular em nosso cotidiano. Além de contar também com redação de texto dissertativo. Estas etapas tem o intuito de avaliar a eficácia de tais métodos na construção do conhecimento químico, visando facilitar a aprendizagem do aluno. Com base nos resultados obtidos pôde-se constatar que o uso de jogos didáticos para a área de Ensino de Química é relevante, visto que apresentou resultados satisfatórios, além de contribuir de forma significativa na aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas de forma prazerosa e eficiente, como também englobou aspectos importantes para a formação científica e cidadã dos educandos, propiciando assim uma rica interação entre os participantes. Dessa forma, os alunos obtiveram uma compreensão mais clara e elaborada sobre a temática, assim como, dos conhecimentos específicos da disciplina de Química. Logo, esta proposta seguiu os critérios de classificação avaliado por Bloom (1993) que teve como parâmetros avaliativos a avaliação diagnóstica, formativa e somativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rochane Villarim de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectCompostos orgânicospt_BR
dc.titleFunções orgânicas: Uma proposta lúdica como recurso pedagógico no ensino de Químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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