Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24619
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ataíde, Lucas Emanuel Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:38:24Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.335 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24619 | - |
dc.description | ATAÍDE, L. E. N. Ensino de funções orgânicas na educação básica com o auxílio do tema gerador anabolizante. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A rapidez do acesso a novas informações no âmbito social vem crescendo em escala global, e que chegam a sala de aula, pois estamos na era dos nativos digitais, a informação chega em escala desordenada e são os professores quem tem as competências de organizar e mediar conforme as orientação curriculares. Nesse contexto, os professores devem cada vez mais se preparar e buscarem recursos tecnológicos que possam abrir o seu leque de conhecimento, consequentemente novas metodologias e ferramentas que facilitaram o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos. Nesse contexto, está inserido o ensino de Química, que é uma ciência desafiadora e que requer planejamento sistemático no processo de mediação do conhecimento e os temas geradores podem contribuir com esse processo, já que possibilita a visualização de situações que estão presentes no cotidiano do aluno. Os sujeitos da pesquisa foram 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade São Sebastião de Lagoa de Roça – PB. A metodologia da pesquisa foi um estudo de caso que se correlaciona com o método qualitativo, buscando assim analisar o individuo. Foram abordados em 5 momento buscando aplicar os conceitos químicos e científicos vinculado com sua concepções previas despertando assim no aluno o senso critico em meio ao tema gerador proposto. Os instrumentos de coleta de dados foram a aplicação de questionários com objetivo de levantar as concepções prévias dos discentes, avaliando também a metodologia da pesquisa aplicada, juntamente com questões na perspectiva do ENEM para avaliar a aprendizagem dos sujeitos participantes da pesquisa. Os dados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados à luz do referencial teórico da área. Os resultados apontam que a proposta com a utilização dos temas geradores e o usa da TIC foi bem aceita pelos sujeitos da pesquisa, mostrando que esses recursos motivou a relação entre professor e aluno e favoreceu o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos trabalhados durante o desenvolvimento das atividades didáticas trabalhadas na pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Funções Orgânicas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC | pt_BR |
dc.subject | Recursos pedagógicos | pt_BR |
dc.title | Ensino de funções orgânicas na educação básica com o auxílio do tema gerador anabolizante | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucas Emanuel Nascimento Ataíde.pdf | PDF - Lucas Emanuel Nascimento Ataíde | 676.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.