Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAtaíde, Lucas Emanuel Nascimento-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:38:24Z-
dc.date.available2021-09-30T15:38:24Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.otherCDD 371.335-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24619-
dc.descriptionATAÍDE, L. E. N. Ensino de funções orgânicas na educação básica com o auxílio do tema gerador anabolizante. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA rapidez do acesso a novas informações no âmbito social vem crescendo em escala global, e que chegam a sala de aula, pois estamos na era dos nativos digitais, a informação chega em escala desordenada e são os professores quem tem as competências de organizar e mediar conforme as orientação curriculares. Nesse contexto, os professores devem cada vez mais se preparar e buscarem recursos tecnológicos que possam abrir o seu leque de conhecimento, consequentemente novas metodologias e ferramentas que facilitaram o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos. Nesse contexto, está inserido o ensino de Química, que é uma ciência desafiadora e que requer planejamento sistemático no processo de mediação do conhecimento e os temas geradores podem contribuir com esse processo, já que possibilita a visualização de situações que estão presentes no cotidiano do aluno. Os sujeitos da pesquisa foram 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade São Sebastião de Lagoa de Roça – PB. A metodologia da pesquisa foi um estudo de caso que se correlaciona com o método qualitativo, buscando assim analisar o individuo. Foram abordados em 5 momento buscando aplicar os conceitos químicos e científicos vinculado com sua concepções previas despertando assim no aluno o senso critico em meio ao tema gerador proposto. Os instrumentos de coleta de dados foram a aplicação de questionários com objetivo de levantar as concepções prévias dos discentes, avaliando também a metodologia da pesquisa aplicada, juntamente com questões na perspectiva do ENEM para avaliar a aprendizagem dos sujeitos participantes da pesquisa. Os dados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados à luz do referencial teórico da área. Os resultados apontam que a proposta com a utilização dos temas geradores e o usa da TIC foi bem aceita pelos sujeitos da pesquisa, mostrando que esses recursos motivou a relação entre professor e aluno e favoreceu o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos trabalhados durante o desenvolvimento das atividades didáticas trabalhadas na pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Gilberlândio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectFunções Orgânicaspt_BR
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicação - TICpt_BR
dc.subjectRecursos pedagógicospt_BR
dc.titleEnsino de funções orgânicas na educação básica com o auxílio do tema gerador anabolizantept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Emanuel Nascimento Ataíde.pdfPDF - Lucas Emanuel Nascimento Ataíde676.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.