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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lopes, Túlio Ezequiel Costa | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:42:07Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:42:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24636 | - |
dc.description | LOPES, T. E. C. Sequência didática sobre doenças de veiculação hídrica em uma escola pública de Queimadas, Paraíba, Brasil. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A água pode ser o principal veículo de transmissão de algumas doenças e, por isso, a discussão sobre a importância desse bem para a manutenção da vida e as consequências que sua contaminação pode trazer é constante. Trabalhar esse conteúdo em sala de aula requer, além da sensibilização dos estudantes acerca da importância do uso de água potável, a utilização de metodologias que contemplem a realidade do estudante e facilitem a assimilação dos conteúdos. O principal objetivo dessa pesquisa é analisar a eficácia da sequência didática no processo de ensino e aprendizagem acerca dos conteúdos poluição da água, saneamento básico e doenças de veiculação hídrica. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Queimadas, PB, entre turmas de 6º ano. A coleta de dados se dividiu em 3 etapas: aplicação de um questionário pré-teste para a investigação do conhecimento prévio dos estudantes; os conteúdos da sequência didática foram aplicados com vídeos introdutórios, conversas em grupo e jogos do tipo Quiz; e a aplicação de um questionário pós-teste, de caráter comparativo para a obtenção dos resultados. A pesquisa mostrou-se satisfatória, uma vez que os alunos conseguiram elaborar respostas mais concisas, com teor científico, confirmando a eficácia da utilização da sequência didática no processo de ensino e aprendizagem, apesar de ainda serem pouco usadas no contexto escolar, devido a uma possível lacuna existente na formação dos professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cibelle Flávia Farias Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Doenças transmitidas pela água | pt_BR |
dc.title | Sequência didática sobre doenças de veiculação hídrica em uma escola pública de Queimadas, Paraíba, Brasil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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