Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFélix, Maria Elizabeth de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:45:11Z-
dc.date.available2021-09-30T15:45:11Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24654-
dc.descriptionFÉLIX, M. E. de O. Relato de experiência: Ressignificando saberes a partir de uma abordagem ativa para o ensino de funções oxigenadas. 2019. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO ensino vem se modificando cada vez mais a partir dos documentos oficiais que regem a educação brasileira, nos quais é perceptível a tentativa de aproximar a realidade e o cotidiano dos discentes ao âmbito escolar. Nessa perspectiva, o professor passa a ser um mediador no processo de ensino aprendizagem, sendo sua responsabilidade construir nos alunos um pensamento crítico, cidadão e, consequentemente, oferecer subsídios para que futuramente eles possam utilizar esse conhecimento em seu benefício. Para tanto, diversas abordagens estão sendo elaboradas pensando em colaborar com o avanço do processo de ensino e aprendizagem, entre elas destaca-se o enfoque CTSA, os temas geradores e as metodologias ativas, as quais possuem uma gama de possibilidade e, neste trabalho focamos no uso de três, sendo elas, o JigSaw (Quebra Cabeças), os mapas conceituais e a gamificação. Embasado nessas discussões, a pesquisa visa conduzir, de forma diferenciada e colaborativa, aulas sobre o conteúdo de funções oxigenadas, utilizando as metodologias ativas citadas anteriormente, a partir do tema gerador plantas medicinais. A presente pesquisa foi realizada em uma escola estadual na cidade de Alagoa Grande – PB, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, na qual a maior parte dos alunos estão inseridos em um contexto rural, justificando a escolha do tema. Inserida em um enfoque qualitativo, a pesquisa delineia-se a partir de procedimentos da pesquisa-ação, com a utilização de questionários e observação participante. De maneira geral, o trabalho obteve bons resultados frente aos aspectos as quais abordava, científico, social e ambiental e frente as novas metodologias utilizadas, destas, houve maior apreço pela gamificação, o que pode ser justificado pela dinamização a qual essa metodologia propõe. Assim, é perceptível o quanto a contextualização, dentro do universo dos alunos, e a aplicação de metodologias colaborativas podem contribuir para a construção de um conhecimento mais dinâmico e problematizador.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Bruna Tayane da Silva Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectEnfoque CTSApt_BR
dc.titleRelato de experiência: Ressignificando saberes a partir de uma abordagem ativa para o ensino de funções oxigenadaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Elizabeth de Oliveira Félix.pdfPDF - Maria Elizabeth de Oliveira Félix2.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.