Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Salvador, Elane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:45:18Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:45:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24657 | - |
dc.description | SALVADOR, E. da S. Uma proposta didática para ensinar os conceitos de reação de saponificação na EJA. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos dias atuais o ensino de química vem buscando abordar conteúdos que tenha uma perspectiva focada em temas geradores que estão voltados para o cotidiano dos alunos e tenham uma abordagem que permita ao aluno desenvolver um pensamento crítico a respeito de fatores socioeconômico e cultural que estão a sua volta. Neste sentido o objetivo da pesquisa foi elaborar e aplicar uma proposta didática para abordar os conceitos de reação de saponificação através da produção de sabão a partir de óleo reciclado e o tema gerador foi “descarte consciente de óleo vegetal”. A proposta didática teve um enfoque CTSA, visto que buscou-se abordar um tema voltado para poluição do meio ambiente provocado pelo descarte inadequado de óleo vegetal de frituras. A pesquisa realizada foi um estudo de caso feito em uma Escola Pública estadual do município de Campina Grande – PB. O público alvo foram vinte e cinco estudantes, pertencentes ao ciclo VI da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta didática foi dividida em etapas, que consistiu na avaliação do perfil da turma, problematização inicial, organização do conhecimento e experimentação. O instrumento de coleta de dados foram três questionários, para avaliar o perfil da turma, uma sondagem a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos e verificação da proposta didática aplicada. Os resultados obtidos foram organizados e apresentados em forma de gráficos, e discutidos com base no referencial teórico. No início da proposta didática, os alunos se mostraram com pouco conhecimento acerca do conteúdo a ser abordado, porém no final das etapas e após a experimentação, foi possível obter bons resultados. Esses resultados se mostraram satisfatório visto que a proposta didática apresentada foi adequada ao perfil da turma. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Conceição de Menezes Torres | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Saponificação | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.title | Uma proposta didática para ensinar os conceitos de reação de saponificação na EJA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elane da Silva Salvador.pdf | PDF - Elane da Silva Salvador | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.