Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Lydaiana Catão de-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:45:21Z-
dc.date.available2021-09-30T15:45:21Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.otherCDD 615.82-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24658-
dc.descriptionMIRANDA, L. C. de. Uso das multimídias no processo de formação acadêmica dos estudantes de Fisioterapia da UEPB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO mundo caminha cada vez mais em direção a inovações tecnológicas, sendo que a Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, tem se modificado e avançado na educação superior. Assim, este estudo teve como objetivo descrever o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de desenvolvimento acadêmico dos estudantes de bacharelado em fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Essa pesquisa se tratou de um estudo de caso, no qual participaram 75 universitários matriculados em diversos períodos do curso de fisioterapia da UEPB, e se caracterizou como sendo do tipo por acessibilidade de modo não probabilístico. Os participantes, após concordarem com o TCLE, passaram a responder ao formulário digital contendo perguntas de múltipla escolha abordando os seguintes aspectos: caracterização da amostra; uso dos recursos tecnológicos em sala de aula; Uso dos recursos tecnológicos para atividades de estudo; armazenamento, organização e acesso aos materiais de estudo; compartilhamento de arquivos; atividades de estudo em casa. Os dados passaram por análises qualitativa e quantitativa e foram expressos por meio de estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os universitários afirmaram ser muito importante o uso das TICs no processo de formação acadêmica e que a maioria tem acesso à internet por muitas horas por dia no ambiente doméstico. Os mesmos afirmaram, estarem de acordo com o uso de recursos tecnológicos em sala de aula e que notebooks e smartphones são mais adequados para esses ambientes. Contudo, a utilização de recursos tecnológicos para se comunicar com pessoas fora da sala de aula foi alta. Portanto, conclui-se que: As tecnologias de Informação e Comunicação, são muito usadas como ferramentas de auxílio nas atividades acadêmicas pelos estudantes tanto em sala de aula. Neste sentido, são necessários mais estudos sobre a aplicação e eficácia das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no meio acadêmico, bem como a relação dos docentes com essas tecnologias e no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ciro Franco de Medeiros Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação - TICspt_BR
dc.titleUso das multimídias no processo de formação acadêmica dos estudantes de Fisioterapia da UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lydaiana Catão de Miranda.pdfPDF - Lydaiana Catão de Miranda921.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.