Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Lydaiana Catão de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:45:21Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:45:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 615.82 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24658 | - |
dc.description | MIRANDA, L. C. de. Uso das multimídias no processo de formação acadêmica dos estudantes de Fisioterapia da UEPB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo caminha cada vez mais em direção a inovações tecnológicas, sendo que a Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, tem se modificado e avançado na educação superior. Assim, este estudo teve como objetivo descrever o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de desenvolvimento acadêmico dos estudantes de bacharelado em fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Essa pesquisa se tratou de um estudo de caso, no qual participaram 75 universitários matriculados em diversos períodos do curso de fisioterapia da UEPB, e se caracterizou como sendo do tipo por acessibilidade de modo não probabilístico. Os participantes, após concordarem com o TCLE, passaram a responder ao formulário digital contendo perguntas de múltipla escolha abordando os seguintes aspectos: caracterização da amostra; uso dos recursos tecnológicos em sala de aula; Uso dos recursos tecnológicos para atividades de estudo; armazenamento, organização e acesso aos materiais de estudo; compartilhamento de arquivos; atividades de estudo em casa. Os dados passaram por análises qualitativa e quantitativa e foram expressos por meio de estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os universitários afirmaram ser muito importante o uso das TICs no processo de formação acadêmica e que a maioria tem acesso à internet por muitas horas por dia no ambiente doméstico. Os mesmos afirmaram, estarem de acordo com o uso de recursos tecnológicos em sala de aula e que notebooks e smartphones são mais adequados para esses ambientes. Contudo, a utilização de recursos tecnológicos para se comunicar com pessoas fora da sala de aula foi alta. Portanto, conclui-se que: As tecnologias de Informação e Comunicação, são muito usadas como ferramentas de auxílio nas atividades acadêmicas pelos estudantes tanto em sala de aula. Neste sentido, são necessários mais estudos sobre a aplicação e eficácia das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no meio acadêmico, bem como a relação dos docentes com essas tecnologias e no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ciro Franco de Medeiros Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs | pt_BR |
dc.title | Uso das multimídias no processo de formação acadêmica dos estudantes de Fisioterapia da UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 14 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lydaiana Catão de Miranda.pdf | PDF - Lydaiana Catão de Miranda | 921.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.