Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pontes, Maria José da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:45:23Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:45:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24659 | - |
dc.description | PONTES, M. J. da S. Separação de misturas: Uma proposta de ensino contextualizada para alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma oportunidade disponível a população, que não teve acesso à escola na idade convencional, de concluírem o Ensino Básico. Essa modalidade de ensino apresenta desafios na formação de um currículo mais apropriado aos alunos, bem como necessidades de fomentar um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. O uso de metodologias alternativas, como aulas experimentais e jogos didáticos, no ensino de Química são estratégias eficientes para a criação de problemas reais que permitem a contextualização, além de possibilitar ao aluno pensar sobre o mundo de forma científica, ampliando seu aprendizado e estimulando habilidades, como a observação, a obtenção e a organização de dados. Neste sentindo, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes, da 1ª série do Ensino Médio na modalidade EJA, em relação ao uso da experimentação no ensino de Química, através de atividades práticas. Para a obtenção dos dados que compuseram a proposta deste trabalho, foram desenvolvidas atividades experimentais alternativas, jogos e aplicados dois questionários com vinte alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola de rede pública estadual do município de Juripiranga-PB. As práticas realizadas chamaram a atenção dos alunos por serem de fácil entendimento e diferente das aulas tradicionais. Além disso, observou-se que os alunos gostariam de ter mais contato com atividades experimentais, pois segundo eles, os experimentos esclarecem muitas dúvidas pendentes nas teorias e desperta o interesse pela disciplina. Foi possível constatar que os estudantes realmente veem a experimentação nas aulas de química como algo importante e fundamental para a melhoria do ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Bruna Tayane da Silva Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Experimentação alternativa | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Separação de misturas: Uma proposta de ensino contextualizada para alunos da Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria José da Silva Pontes.pdf | PDF - Maria José da Silva Pontes | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.