Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Hadassa Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:45:28Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:45:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24661 | - |
dc.description | ALMEIDA, H. R. de. Hipermídias e software Marvin Sketch como recursos auxiliares nas aulas de funções oxigenadas em educação básica. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | No mundo atual a sociedade encontra-se cada vez mais informatizada e globalizada, e se tornou evidente a necessidade de um maior envolvimento quando nos referimos as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC’s), é notório o crescimento das TIDC’s como recursos didáticos nos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a presente pesquisa teve como intencionalidade avaliar uma proposta de ensino com a inserção da TIC vídeo e do Software Marvin sketch no processo didático, para tanto, foi escolhido conteúdos de funções orgânicas oxigenadas para planejar, aplicar e avaliar o processo de compreensão dos conceitos científicos trabalhados nas atividades didáticas da proposta de ensino. Participaram da pesquisa 20 estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. A investigação se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa, onde forma utilizados instrumentos de coleta de dados como questionários contendo questões de múltipla escolha e abertas. Os dados coletados foram representados em gráficos, categorizados em tabelas e interpretados á luz do referencial teórico da área. Os resultados apontaram que a proposta didática contribuiu com a aprendizagem significativa dos participantes da pesquisa, portanto, a metodologia de ensino aliada ao uso de várias estratégias auxiliado pela TIC vídeo e o Software Marvin Sketch, foi bem aceita pelos alunos, o que favoreceu o interesse pelo estudo da química. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Funções oxigenadas | pt_BR |
dc.title | Hipermídias e software Marvin Sketch como recursos auxiliares nas aulas de funções oxigenadas em educação básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Hadassa Rodrigues de Almeida.pdf | PDF - Hadassa Rodrigues de Almeida | 779.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.