Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares Filho, Gercino Freire-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:48:05Z-
dc.date.available2021-09-30T15:48:05Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.otherCDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24686-
dc.descriptionSOARES FILHO, G. F. Ensino de acústica: Uma proposta para alunos surdos. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA educação inclusiva no Brasil vem crescendo e isto se deve ao direito de todos os cidadãos conviverem no mesmo espaço educativo. O fato é que as escolas (gestores e professores) devem desenvolver ações que favoreçam a aprendizagem e a integração social, inclusive, para alunos surdos. Diante deste cenário, foi incluído o componente curricular de Libras nas universidades, entretanto a mesma não tem sido suficiente para atingir o ápice do ensino, uma vez que nem todo surdo é plenamente alfabetizado na metodologia bilíngue, o que desfavorece a construção do conteúdo desejado. Diante o desafio, esse trabalho apresenta uma proposta que desencadeie uma reflexão do processo de ensino-aprendizagem da Física para alunos surdos mostrando possibilidades que contribuam para resolução de lacunas explicitadas anteriormente. Nosso estudo se desenvolveu com alunos surdos do segundo ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Audiocomunicação Demostenes Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande- Paraíba. Para tornar tal pesquisa possível, utilizamos de pesquisa bibliográfica, construção e aplicação de uma aula proposta sobre acústica. Usamos como referencial teórico alguns dos teoricos do processo de ensino-aprendizagem dos surdos, bem como de práticas pedagógicas que se centram em aspectos linguísticos e/ou educacionais, tais como: Quadros & Karnopp (2004), Gesser (2009) e Honora (2015). Também, foi realizado uso de livros do ensino médio. Diante da proposta obtemos uma reflexão sobre a inclusão de surdos, o que ao nosso vê foi bastante favorável diante do desafio de se trabalhar a temática, no Ensino de Física.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adjanny Vieira Brito Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectAcústicapt_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleEnsino de acústica: Uma proposta para alunos surdospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gercino Freire Soares Filho.pdfPDF - Gercino Freire Soares Filho761.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.