Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24688
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Anderson Hermes Cabral da | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:48:10Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:48:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24688 | - |
dc.description | ROCHA, A. H. C. da. Proposta didática para o ensino de Física: Um estudo sobre o tempo. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tempo é uma grandeza física amplamente utilizada pelo ser humano desde a antiguidade até os dias de hoje. No cotidiano, ele está presente em nossas vidas de tal forma que se tornou parte da nossa identidade ao nos proporcionar a idade. Apesar de ser corriqueiramente utilizado no campo científico, colocando muitos dos estudos desenvolvidos pela ciência em dependência dele, seu conceito é pouco explorado dentro do ensino básico. Ao fazer um levantamento em alguns livros didáticos sobre a abordagem do tempo, percebemos uma carência recorrente. Então, num quadro de análise de cinco livros de autores e editoras diferentes, foram expostas as limitações desses materiais didáticos. Por tais motivos, apresentamos uma proposta didática que possa agregar ao livro didático uma contribuição positiva. Ela é fundamentada em seis tópicos temáticos que partem da conceitualização quantitativa, permeando a construção absoluta de tempo, até o relativismo introduzido pela física moderna, e destacando o entendimento de entropia para elucidação de fenômenos irreversíveis e sua relação com a flecha do tempo. Essa grandeza está tão conectada a nossa vida que influencia diretamente o caráter construtivista e intelectual do ser humano, de tal forma que um estudo direcionado a esse tema pode proporcionar uma aprendizagem verdadeiramente significativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ruth Brito de Figueiredo Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Entropia | pt_BR |
dc.subject | Relatividade | pt_BR |
dc.subject | Proposta didática | pt_BR |
dc.title | Proposta didática para o ensino de Física: Um estudo sobre o tempo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Anderson Hermes Cabral da Rocha.pdf | PDF - Anderson Hermes Cabral da Rocha | 712.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.