Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Anderson Hermes Cabral da-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:48:10Z-
dc.date.available2021-09-30T15:48:10Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.identifier.otherCDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24688-
dc.descriptionROCHA, A. H. C. da. Proposta didática para o ensino de Física: Um estudo sobre o tempo. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO tempo é uma grandeza física amplamente utilizada pelo ser humano desde a antiguidade até os dias de hoje. No cotidiano, ele está presente em nossas vidas de tal forma que se tornou parte da nossa identidade ao nos proporcionar a idade. Apesar de ser corriqueiramente utilizado no campo científico, colocando muitos dos estudos desenvolvidos pela ciência em dependência dele, seu conceito é pouco explorado dentro do ensino básico. Ao fazer um levantamento em alguns livros didáticos sobre a abordagem do tempo, percebemos uma carência recorrente. Então, num quadro de análise de cinco livros de autores e editoras diferentes, foram expostas as limitações desses materiais didáticos. Por tais motivos, apresentamos uma proposta didática que possa agregar ao livro didático uma contribuição positiva. Ela é fundamentada em seis tópicos temáticos que partem da conceitualização quantitativa, permeando a construção absoluta de tempo, até o relativismo introduzido pela física moderna, e destacando o entendimento de entropia para elucidação de fenômenos irreversíveis e sua relação com a flecha do tempo. Essa grandeza está tão conectada a nossa vida que influencia diretamente o caráter construtivista e intelectual do ser humano, de tal forma que um estudo direcionado a esse tema pode proporcionar uma aprendizagem verdadeiramente significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ruth Brito de Figueiredo Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEntropiapt_BR
dc.subjectRelatividadept_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.titleProposta didática para o ensino de Física: Um estudo sobre o tempopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Hermes Cabral da Rocha.pdfPDF - Anderson Hermes Cabral da Rocha712.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.